Hemocentro convoca doadores de todos os tipos sanguíneos para manter estoque em nível satisfatório.

Qualquer pessoa saudável pode ser doador - Marcos Lima
4 de ABRIL de 2013 - Após receber um número satisfatório de doações durante a Semana Santa, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) de Mossoró convoca, mais uma vez, a população mossoroense para praticar esse ato de solidariedade, já que passado o feriado o total de doadores que procuram a unidade começa a cair.
"Na semana passada conseguimos um bom número de doações, já que intensificamos os pedidos, e a população compareceu ao Hemocentro. Mas sempre estamos precisando de sangue, e nessa época, após o feriado, as doações caem, por isso estamos novamente convidando os doadores voluntários", destaca a assistente social Zeine Oliveira.
De acordo com a assistente, até o início desta semana apenas 10 doadores haviam procurado o Hemocentro. "O volume de doações está pequeno, temos aqui muito mais repositores, que são aqueles que doam para familiares que passarão por uma cirurgia, do que doadores voluntários", diz, acrescentando que para manter o estoque em um nível ideal seriam necessárias pelo menos 60 doações por dia.
Ainda segundo a assistente, o estoque de sangue dos tipos negativos (A- e O-) estão abaixo do ideal no Hemocentro, fazendo com que esses doadores sejam os mais buscados pelo Centro. "Os negativos são sempre os mais difíceis de serem encontrados, fazendo com que o estoque sempre esteja necessitando de novas doações", complementa.
Aqueles que desejam praticar esse ato solidário, e se enquadram nos critérios estabelecidos para a doação, basta se dirigir à unidade do Hemocentro, ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, nos seguintes horários: de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados das 7h às 17h.
Os doadores em potencial também poderão procurar a unidade móvel do Hemocentro, que será novamente instalada à rua Coronel Gurgel, Centro, após um mês indisponível porque estava em manutenção. As doações poderão ser feitas de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h.


Fonte: Jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário