Imagens mostram que Coreia do Norte se prepara para ativar reator nuclear.


 
4 de ABRIL de 2013 - O Instituto Estados Unidos-Coreia do Sul divulgou imagens que mostram que a Coreia do Norte iniciou obras para pôr em funcionamento o reator nuclear. A iniciativa ocorre no momento que o governo norte-coreano ameaça deflagrar uma ação nuclear na Península Coreana. Para especialistas, as obras indicam que a restauração do reator tem o objetivo de reativá-lo, pois está paralisado desde 2007.
O instituto observou que as obras começaram entre fevereiro e março. As imagens de satélite mostram escavações que podem estar relacionadas à substituição de componentes do circuito de refrigeração secundário.
Segundo os especialistas, o complexo de Yongbyon poderá estar em funcionamento em semanas ou até meses. No mês passado, as autoridades norte-coreanas informaram que pretendem reativar todas as instalações nucleares, a partir do reator atômico em Yongbyon, no Noroeste.
Paralelamente, o Exército da Coreia do Norte se diz preparado para atacar "com meios nucleares" tanto os Estados Unidos quanto a Coreia do Sul.

Fonte: Agência Brasil/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário