'Rainha da cozinha italiana' é eleita a melhor chef mulher do mundo.

A chef italiana Nadia Santini (Foto: Jean Ayissi/AFP)
3 de ABRIL de 2013 - Nadia Santini, considerada a rainha da cozinha italiana, foi escolhida para receber o prêmio Veuve Cliquot de Melhor Chef Mulher do Mundo 2013, anunciaram os organizadores.
Santini, que dirige a cozinha do restaurante familiar Dal Pescatore, na localidade de Runate, perto de Mantova (norte da Itália), receberá o prêmio em Londres em 29 de abril.
Santini sucede a espanhola Elena Arzak e a francesa Anne-Sophie Pic, premiadas em 2012 e 2011.
A premiação teve início há três anos como parte da lista dos "50 melhores restaurantes do mundo".
A lista dos melhores estabelecimentos de 2013 será divulgada em 29 de abril em uma festa organizada pela revista britânica" Restaurant". Nos últimos três anos, o vencedor foi o Noma de Copenhague, dirigido pelo chef dinamarquês René Redzepi.

Família

"Para mim, este prêmio é para todo o Dal Pescatore", afirmou a chef, a primeira italiana recompensada com três estrelas no famoso guia Michelin.
Ela citou a família, que trabalha com ela: o marido, a sogra e os filhos -- um deles dirige a cozinha com ela e o outro administra o salão e cuida dos vinhos.
Nadia Santini nunca havia cozinhado profissionalmente até se casar, em 1974, com Antonio Santini, cujos avós fundaram o restaurante em 1925. Decidiu se aventurar pela alta gastronomia depois de uma viagem de lua de mel pela França dedicada a uma pesquisa gastronômica.
Vinte e dois anos depois, em 1996, o Dal Pescatore recebeu a terceira estrela Michelín, o principal reconhecimento da excelência culinária, com uma cozinha que a família descreve como "repleta de caráter, encanto, amável, tranquila, uma viagem interminável de exploração e descoberta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário