102 anos do naufrágio do Titanic.



15 de ABRIL de 2014 - Há cem anos, no dia 15 de abril de 1912, ocorria um dos maiores naufrágios da história, o do transatlântico RMS Titanic. Dos 2.201 ocupantes, 1.490 morreram (veja na imagem abaixo os números do acidente). A viagem iniciada em 10 de abril de 1912 era glamourosa. Na primeira classe estavam mais de 300 pessoas, que não hesitaram em pagar, em valores de hoje, cerca de R$ 205 mil - por uma passagem, apenas de ida, de Southampton a Nova York.

O Titanic transportava também passageiros de classe média alta e mesmo pobres, como boa parcela dos que iam na terceira classe, emigrantes, em especial da Escandinávia, que iam tentar a vida nos Estados Unidos. Logo após deixar Southampton (Inglaterra), o Titanic fez duas escalas, Cherbourg, no litoral francês, e na Irlanda.

O comandante Edward Smith e oficiais do navio receberam cerca de uma dúzia de mensagens telegráficas, dando conta do elevado número de icebergs na rota. Se tivesse levado a sério as advertências, o Titanic poderia ter desviado apenas alguns graus de latitude sul e reduzido o risco de acidente. No dia 14 de abril, às 23h40, o observador de bordo viu um iceberg, centenas de metros à frente. Mesmo após as tentativas de desviar a direção do navio e dar marcha a ré, o impacto se deu em apenas 37 segundos.

Com a colisão lateral, centenas de arrebites externos foram arrancados e 5 dos 16 tanques de água, destruídos. Abriu-se uma brecha na lateral direita do navio, abaixo da linha d'água. O transatlântico de 46.329 mil toneladas começou a ser inundado. Em meia hora, inclinou-se para a direita e afundou lentamente.


Por soberba do homem, se achando talvez melhor que Deus, pensando ser imbatível, abrindo a boca vomitou asneiras como ainda hoje muitos fazem. Por castigo ou coincidência, o fato é que o Titanic afundou levando com ele o orgulho humano. Podemos pegar como exemplo esse acidente e trazer esse Titanic pros nossos dias, será que as vezes não nos achamos melhores que o nosso Criador? Será que já não passou por nossa cabeça a ideia de que podemos viver sem Deus? Na minha opinião fatos iguais a esses não são simples acontecimentos e sim, são alertas para que reflitamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário