Ex-padre excomungado irá celebrar missa alternativa.

Imagem ilustrativa - Responsablidade Ideias & Fatos.

24 de JANEIRO de 2015 - Excomungado pela Igreja Católica depois de questionar dogmas religiosos, o ex-padre Roberto Francisco Daniel, de 49 anos, celebrará amanhã a primeira de uma série de missas alternativas que ele pretende oferecer em Bauru, no Interior paulista.

Padre Beto, como é conhecido, alugou um salão num clube na cidade, a 329 quilômetros da capital paulista, e vai contar com a ajuda de voluntários para as celebrações. As missas vão ser promovidas todos os domingo e abertas a todos, independentemente do estilo de vida e comportamento.

“A única doutrina será o amor”, afirmou o ex-sacerdote expulso da Igreja depois de defender a união entre gays e questionar dogmas e tradições. Entre os motivos que o levaram à excomunhão, Daniel defendeu, por exemplo, o casamento entre gays. No comunicado em que oficializou a excomunhão do ex-padre, o Vaticano pediu aos católicos que se afastem dos cultos liderados por Beto.

As missas do padre Beto serão parecidas com as que ele celebrava antes da excomunhão. Ele usará túnica e casula, veste tradicional de sacerdotes e bispos, oferecerá a comunhão e pronunciará o sermão. Mas decidiu omitir a oração da comunidade, por considerá-la artificial. Também retirou a profissão de fé.

“A celebração já é a profissão de fé”, explicou. O religioso acrescentou que o seu culto será mais informal que os tradicionais. Ele vestirá a túnica e a casula no altar, na frente de todos, por exemplo. Também deixará de rezar em nome do papa, pois não pertence mais à igreja.

O dinheiro ofertado pelos frequentadores irá pagar o aluguel do bufê e as hóstias. Beto não receberá salário. O religioso disse que decidiu voltar às missas, mesmo excomungado, por necessidade de seguir sua vocação. “Minha vocação é evangelizar, semear a proposta revolucionária que Cristo pregou: a comunhão e a partilha entre os seres humanos”, declarou. (das agências de notícias)


Retirado do O POVO online

Nenhum comentário:

Postar um comentário