Jovem da Paraíba com mais de 400 kg tenta cirurgia bariátrica em PE


03 de JULHO de 2015 - Um jovem paraibano que pesa 400kg está tentando passar por uma cirurgia bariátrica. Carlos Antônio dos Santos Freitas, de 28 anos, mora em Patos, no sertão da Paraíba, e deve viajar nesta segunda-feira (6) para Recife, em Pernambuco, onde deve iniciar o acompanhamento médico para perder peso e, só então, poder passar pela cirurgia. Por causa do peso, Carlinhos, como é conhecido, não consegue se deitar ou andar e vive há mais de dois anos sentado no chão da sala da casa.

De acordo com a mãe de Carlinhos, Cacilda Patrocínio dos Santos, desde criança que ele já apresentava aumento no peso, mas a situação se tornou crítica a partir da adolescência. “Depois dos 15 anos que ele foi notando que foi ganhando peso muito rápido”, disse. Cacilda ainda explica que o caso de Carlos Antônio tem um agravante pois ele sofre de problemas mentais e tem uma séria compulsão por comida. “Ele pede comida de instante em instante. Se eu fosse dar, ele não estava mais nem aqui”, comenta.

Com a obesidade, o jovem começou a desenvolver uma série de problemas de saúde. De acordo com o médico Pedro Augusto Dias, que acompanha o caso há cinco anos, Carlinhos tem diabetes, pressão alta, problemas respiratórios, de pele e urinários. Sempre que o jovem tem uma piora no estado de saúde, é levado para o Hospital Regional de Patos, mas a unidade não está preparada para atender o paciente. Em uma das vezes, para que ele fosse atendido, uma porta teve que ser quebrada.

“Nós tínhamos uma enfermaria de quatro leitos que estava desocupada. Quebramos a porta porque não dava para ele entrar. Nós quebramos a parede e improvisamos umas camas, porque o nosso hospital não é referência para este tipo de paciente”, explicou Higia Trigueiro, diretora da unidade hospitalar.

O médico de Carlinhos explica que por causa dos problemas do jovem, fazer a cirurgia bariátrica pode ser complicado. “O tratamento definitivo da obesidade é muito complicado em função deste problema mental dele. Para fazer a cirurgia, é preciso se adaptar muito. Precisa perder peso antes de entrar na sala de cirurgia, tem que perder em média 10% do peso inicial para entrar na sala, isso para dar segurança à equipe médica para que, durante o procedimento, você não tenha nenhuma complicação”, disse Pedro Augusto.

Carlinhos já tentou passar pelo procedimento outras duas vezes, em João Pessoa, mas não conseguiu perder peso o suficiente para realizar a cirurgia porque reage com agressividade à dieta. Por causa do sofrimento da família, uma vizinha decidiu gravar um vídeo e divulgar nas redes sociais para buscar ajuda. O vídeo circulou pelo país e, por conta da ação, o jovem conseguiu um tratamento, que será feito no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Recife. Para conduzir o paraibano até a cidade de Recife, foi montada uma força-tarefa, envolvendo Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, que está adaptando um veículo que tenha condições de levá-lo, já que nenhuma ambulância ou viatura tem essa capacidade.

Com a chance, o próprio Carlos Antônio já faz planos de melhorar a vida. “Eu queria emagrecer porque eu só queria estar no meu quarto, sossegado, fazendo as minhas coisas e tudo tranquilo e normal. Também queria trabalhar, meu sonho é trabalhar. Enquanto isso, sigo em paz e com saúde e Deus no coração”, concluiu o jovem.


Do G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário