DIA DO MOTORISTA.


25 de julho é o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. É uma data especial para a gente prestar homenagem aos profissionais do volante, pois é, também, o Dia do Motorista.

Seja o chofer particular, quase membro da família à qual presta serviços; homem de confiança que ouve tantas confidências, que se dedica de corpo e alma àqueles que o acolheram, dirigindo seus carros, suportando as ranzinzices dos mais velhos e as inconveniências dos mais jovens, babá e guarda-costas, sem hora certa para dormir, mas sempre com hora marcada para acordar.
Sejam os motoristas de táxi e de ônibus, que vivem tensos ante a possibilidade de assaltos; que enfrentam, no seu dia-a-dia, as barbeiragens daqueles que dirigem sem cuidado e tornam o trânsito cada vez mais louco; que suportam os ruídos das ruas e a irritação de passageiros nervosos; motoristas que, tão expostos às neuroses, têm que manter a calma e a serenidade.
Seja o caminhoneiro, herói de tantas jornadas pelas estradas cheias de surpresas e perigos, que escreve sobre o asfalto a história do nosso progresso; motorista das longas vigílias, que passa dias e dias distante da família, que enfrenta sol e chuva, estradas boas e más, à mercê dos defeitos mecânicos e exposto à imprudência de alguns irresponsáveis que eventualmente dirigem pelos mesmos caminhos.
Seja qual for o motorista, desejamos homenageá-lo e vai para ele o nosso abraço.
São nossos votos que as ruas e estradas sejam boas, que as máquinas funcionem a contento, que o seu trabalho seja rendoso, que seus familiares tenham sempre um carinhoso sorriso para recebê-lo em seu retorno, e que haja sempre um irmão da estrada para socorrê-lo em caso de dificuldade. Que São Cristóvão, seu padroeiro, o abençoe e proteja, e que o seu trabalho seja sempre reconhecido e admirado, no carro bonito da família rica, no táxi que gira pela cidade agitada, no ônibus que vai e volta num repetido trajeto ou no caminhão que atravessa o Brasil por nossas longas estradas.
E que todos os motoristas encontrem no seu trabalho, ao lado do sustento da família, do seu progresso, a sua realização profissional .

Nossa homenagem a todos os motoristas profissionais e, por extensão, também aos amadores, a todos os que dirigem veículos, com nosso abraço e nosso respeito.


Ubiratan Lustosa


ORAÇÃO DO MOTORISTA


Ó Senhor, por intercessão de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, dai-nos firmeza e vigilância nos muitos caminhos da vida em busca de trabalho, lazer, felicidade e realização. Todos somos caminhantes nas estradas deste mundo, acompanhai-nos constantemente para chegarmos ao destino sem acidentes e contratempos.
Protegei, ó Senhor, os motoristas que conduzem os modernos meios de transportes. Que eles possam ser guiados por vosso Espírito, e assim ajam com sabedoria e respeitem as leis de trânsito.
Protegei, ó Senhor, aqueles que caminham conosco e ajudai-nos a respeitar a todos, pedestres e transeuntes, agindo sempre com prudência.
Protegei, ó Senhor, os jovens que dirigem e dai-lhes um coração sempre voltado à vida. Que possam descobrir vossa presença viva no mundo e respeitem a todos. Que cresçam sempre guiados pelo vosso Espírito para que sejam os protagonistas da nova sociedade do terceiro milênio.
Confortai, ó Senhor, as famílias que perderam as pessoas queridas, vítimas do cruel trânsito brasileiro. Dai-lhes a esperança necessária para viverem em vossa presença sem condenação ou rancor.
Que possamos, Senhor, descobrir vossa presença na natureza e em tudo o que nos rodeia, amando assim cada vez mais a vida. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário