Frigorífico Minerva Foods em Barretos, SP, é evacuado após vazamento de amônia.

Unidade do frigorífico Minerva Foods foi evacuada após vazamento de amônia (Foto: Reprodução/Facebook)

22 de MARÇO 2017 - O frigorífico Minerva Foods em Barretos (SP) foi evacuado na tarde desta quarta-feira (22) após um vazamento de amônia. Segundo o Corpo de Bombeiros, o problema foi contido, mas nove funcionários inalaram o gás, relataram mal estar e precisaram ser socorridos.

Procurada pelo G1, a assessoria do Minerva Foods informou que houve uma sobrecarga em um dos sistemas de resfriamento de amônia, e que a planta já foi liberada pelos bombeiros.

Equipes da Polícia Militar e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também foram enviadas ao local. O gerente da Cetesb, Davi Faleiros, afirmou que o vazamento teve início por volta de 14h em um válvula dentro do setor de máquinas.

Faleiros explicou que o departamento fica localizado na parte externa da indústria, onde ocorre a manipulação do gás. Os técnicos da Companhia avaliam se o vazamento causou algum tipo de dano ao meio ambiente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nove trabalhadores precisaram ser levados para a Santa Casa com sintomas de vômito e tontura. O hospital informou que entre os funcionários, cinco são gestantes, mas todos estão em observação sem gravidade e sem riscos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Barretos, Luis Carlos Anastácio, disse que os diretores da entidade acompanham a inspeção no frigorífico e afirmou que a reincidência aponta problemas mais graves no sistema de controle da empresa.

Em agosto do ano passado, um funcionário morreu e outros 30 ficaram feridos durante um vazamento de amônia. A Cetesb identificou um dano em um evaporador, equipamento usado para resfriar as câmaras frigoríficas.

“Dessa vez, não houve nenhum incidente, mas é preocupante. Já aconteceu uma morte. Nós vamos solicitar uma reunião com a empresa e o Ministério Público do Trabalho para que sejam tomadas as medidas cabíveis para que não aconteça mais”, disse.

Em nota, a Minerva Foods informou que a sobrecarga em um dos sistemas de resfriamento de amônia, causou o desarme automático do compressor e abertura da válvula de segurança do sistema, como prevê a norma de segurança aplicável.

A empresa informou que prima pelo cumprimento de todas as normas de segurança e que as operações foram restabelecidas após liberação do Corpo de Bombeiros.


Unidade do frigorífico Mineva Foods em Barretos, SP 
(Foto: Carlos Trinca/EPTV)

BARRETOS

Por Adriano Oliveira, G1 Ribeirão e Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário