Conheça Zico, um galo que virou xodó em bairro de Sorocaba e anda até de ônibus.


O ponto de ônibus é um dos lugares preferidos do galo Zico (Foto: Carlos Dias/G1)

18 de MAIO 2017 - A rotina é típica de um morador de cidade pequena: passear pela calçada e tomar sol em frente de casa todos os dias. Quando um ônibus para, ele aproveita a distração do motorista para embarcar pela porta de trás. A última parte poderia até ser considerada uma infração, mas é o "charme" de Zico, um galo que virou xodó e atração no Jardim Manchester, Zona Oeste de Sorocaba (SP).

De cima do banco do ponto de ônibus ele acompanha o movimento na rua e recebe carinho de moradores do bairro, que consideram a ave como animal de estimação.

A amizade entre Zico e a os vizinhos começou quando o comerciante João Antonio de Oliveira, dono do galo, adquiriu uma loja de rações em Sorocaba, há pouco mais de um ano. A ave veio como "parte do contrato", como explica o comerciante.

“O antigo proprietário até queria levar o Zico embora, mas não deixei. Falei que se ele levasse o galo, desistiria do negócio. Ele foi crescendo e ficando cada vez mais amigável. Pensei que deveria dar um nome e escolhemos Zico."

Além de ter virado mascote da loja, o galo recebe visitas de clientes e moradores, que até param o carro pra fazer carinho e tirar selfies com ele. A rotina de Zico inclui visitas diárias ao salão de beleza ao lado da loja, onde divide o espaço com os clientes e até sobe no colo deles.

O técnico em segurança Gleison Oliveira, morador de bairro e cliente do salão, conta que até pensou em ter um galo de estimação depois que conheceu Zico.

"Infelizmente não dá, porque já temos dois cachorros em casa, mas o Zico é muito calmo. Ele virou a atração do bairro, é o diferencial. Minha mulher fica no ponto e ele já vem no colo dela para receber carinho."


Zico é dócil e gosta de ficar no colo da aposentada Cida Cavalcante (Foto: Carlos Dias/G1)

Passeios de ônibus

O Zico tem uma gaiola grande só para ele, com ração e água, onde passa a noite. Mas, basta o dono chegar à agropecuária, antes mesmo de abrir a porta, para o galinho fazer a festa. “Ele começa a berrar, não vê a hora de ir para a rua”, conta o comerciante.

O fato de deixar a ave solta durante todo o dia já rendeu um susto para o dono. Certo dia o galo embarcou em um ônibus no ponto em frente à loja, aproveitando a distração do motorista.

“Quando me falaram que ele tinha sumido eu peguei a moto e comecei a procurar em todas as ruas, fiquei nervoso", lembra.

A preocupação só acabou quando Zico foi levado de volta pelo funcionário de uma lan house localizada na mesma rua da loja, onde o galo desceu do ônibus.

"Todos aqui gostam do galinho. Nosso receio é que um dia ele suma, porque é muito dócil”, diz a aposentada Cida Cavalcante.



Zico visita o salão de beleza diariamente e ganhou a confiança dos clientes em Sorocaba (Foto: Carlos Dias/G1)

Por Mayara Corrêa, G1 Sorocaba e Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário