No Brasil, 19 milhões acordam sem saber se vão conseguir alguma refeição para o dia


26 de JULHO 2021 - Dezenove milhões de brasileiros acordam atualmente sem saber se vão conseguir alguma refeição para o dia. Dois anos atrás, eram 10 milhões. Essa situação tem levado famílias brasileiras a cenas tristes como a disputa por ossos para se alimentar. As informações são do programa Fantástico, da TV Globo.

Em Cuiabá, uma cena chama atenção: a distribuição de pedaços de ossos com retalhos de carne tem formado filas. O açougue, que distribui os ossos há dez anos, diz que isso acontecia antes apenas uma vez por semana e, agora, são três. A crise provocada pela pandemia só fez a fila crescer.

“Tem gente que pega e já come cru, ali mesmo”, se emociona Samara Rodrigues de Oliveira, dona do local.

Desde o início da pandemia, o arroz ficou 56% mais caro e o preço do feijão preto aumentou 71%. A saída para muitos brasileiros tem sido os grãos de segunda linha, como arroz fragmentado e feijão bandinha, que vem quebrados e com mais impureza.

Fonte: Blog do Robson Pires.

Chifre ou droga: Comentário de Styvenson sobre Joyce Hasselmann também repercute

26 de JULHO 2021 - Na mesma live em que relativizou agressões a uma mulher, dizendo não saber o que ela fez para merecer apanhar, o senador Styvenson Valentim, do Podemos, debochou das agressões sofridas e denunciadas à Polícia Legislativa pela deputada federal Joice Hasselmann (sem partido).

E aquela deputada feminista que apareceu com oito fraturas na cara agora, querendo livrar a cara do marido?”, perguntou o outro participante da live.

Aquilo ali, das duas uma. Ou duas de quinhentos (Styvenson leva as mãos à cabeça, fazendo chifres) ou uma carreira muito grande (inspira, como se cheirasse cocaína). Aí ficou doida e pronto… saiu batendo em casa”.

METRÓPOLES

Fonte: Blog do Robson Pires.

Barcelona assina acordo extrajudicial com Neymar e encerra processos


26 de JULHO 2021 - O Barcelona anunciou nesta segunda-feira (26) que assinou um acordo extrajudicial com o jogador Neymar Jr., que defendeu o clube entre 2013 e 2017, para encerrar processos pendentes entre as partes.

“Foi assinado um acordo entre o Clube e o jogador para encerrar as ações judiciais pendentes entre as duas partes: três ações trabalhistas e uma cível”, declarou o Barcelona em nota, acrescentando que o fechamento dos processos foi feito de “forma amigável”.

O clube não divulgou valores do referido acordo. Neymar, por outro lado, ainda não se posicionou sobre o anúncio.

As ações foram movidas após Neymar afirmar que bônus salariais deixaram de ser pagos a ele antes de sua transferência ao Paris Saint-German, que custou 222 milhões de euros. Neymar processou o clube catalão em 46,3 milhões de euros.

No entanto, a Justiça espanhola decidiu que o brasileiro deveria devolver cerca de 6 milhões de euros (ou 40 milhões de reais) ao Barcelona por quebra de contrato.

Fonte: Blog do Robson Pires.

COVID: RN possui 195 leitos críticos e 254 leitos clínicos disponíveis


26 de JULHO 2021 - O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento próximo do fim da manhã desta segunda-feira (26).

Por volta das 11h, haviam 02 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Mais 01 aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 195 leitos críticos e outros 254, sendo clínicos.

Fonte: Blog do Robson Pires.

RN registra 05 mortes por covid nas últimas 24 horas; novos casos são 18


26 de JULHO 2021 - A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (26). Foram 18 novos casos contabilizados, totalizando 357.822. No domingo (25) eram 357.804.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.057 no total, sendo 05 mortes registrada nas últimas 24h: Natal (01), Caicó(01), Antônio Martins(01), Pau dos Ferros(01) e Mossoró(01). No domingo (25), o número total de mortes era 7.052. Óbitos em investigação são 1.487.

Casos suspeitos somam 164.635 e descartados são 679.586.

Fonte: Blog do Robson Pires.

Os efeitos das fakes news em Pau dos Ferros; cidadãos estão rejeitando a CoronaVac.


A cidade de Pau dos Ferros iniciou nesta sexta-feira (23) a vacinação contra a Covid no público 36. Acontece que parte da população quando chegou nos postos de vacinação desistiu ao saber que a vacina era a CoronaVac.

Isso mostra os efeitos das fakes news contra as vacinas, notadamente postadas em portais de notícias da região. Encontramos nas redes sociais um movimento antivacina que argumenta que pessoas que tomaram até duas doses morreram, pois bem, a vacina não garante que nenhuma pessoa vá morrer, é como o capacete no trânsito, ele não garante que você durante um acidente não venha a morrer de traumatismo craniano, mas diminui as chances.

A CoronaVac, vacina do Butantan contra a Covid-19 feita em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, foi a primeira vacina a ser testada em uma população inteira, ou seja, comprovou sua efetividade também no mundo real, além dos ensaios clínicos de eficácia.

No estudo realizado pelo Instituto Butantan na cidade de Serrana, denominado Projeto S, e divulgado neste mês de Julho, a CoronaVac se provou também eficiente. Ao atingir-se uma cobertura vacinal de aproximadamente 75% da população adulta do município, foi possível controlar a epidemia no local. Além de evitar a grande maioria das internações e óbitos por Covid-19, a vacinação conseguiu diminuir a transmissão do vírus - beneficiando, inclusive, os habitantes que não se aplicavam aos critérios de inclusão da pesquisa e não haviam se imunizado.

Foram quase 28 mil adultos vacinados, sendo que aproximadamente 10 mil deles transitam diariamente entre Serrana e Ribeirão Preto - cidade da região onde há alta de casos de Covid-19. A aplicação da CoronaVac fez os casos sintomáticos de Covid-19 caírem 80%, as internações, 86%, e as mortes, 95% em Serrana. As próximas etapas do projeto ainda pretendem descobrir mais sobre a imunização alcançada e o tempo de duração de anticorpos.

Todas as vacinas aprovadas para aplicação no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passaram por rigorosos testes para comprovar sua eficácia e seu perfil de segurança.

Fonte: GRUPO CIDADÃO 190.

Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacina nesta sexta


23 de JULHO 2021 - O Instituto Butantan entregou nesta sexta-feira (23) mais 1 milhão de doses da vacina contra o novo coronavírus para serem distribuídas para todo o país pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Até o momento já foram disponibilizadas 58,6 milhões de doses do imunizante desenvolvido em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

No último dia 13 de julho, o Butantan recebeu mais 12 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) que permitirão a produção de mais 20 milhões de doses da vacina CoronaVac.

A previsão é que até o final de agosto o instituto tenha concluído a entrega de 100 milhões de doses de vacina referentes aos dois contratos assinados com o Ministério da Saúde. Se cumprida, a estimativa antecipa em um mês o prazo estipulado pelos termos para conclusão das entregas.

Fonte: Blog do Robson Pires.

Mortes de grávidas por covid-19 triplicam no Rio Grande do Norte

23 de JULHO 2021 - A covid-19 provocou, de 1º de janeiro a 20 de julho de 2021, em todo o Rio Grande do Norte, a morte de 41 grávidas ou puérperas. Em alguns casos, os bebês também não sobreviveram à doença. O número é praticamente o triplo ou 192,85% maior do que os 14 óbitos registrados para a doença em todo o ano passado no território potiguar. O levantamento foi feito pelo Instituto Santos Dumont (ISD) com base em dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN). Grávidas e puérperas integram o grupo de risco para o novo coronavírus, e o ISD, através do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), em Macaíba, desenvolve ações com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil.

Fonte: Blog do Robson Pires. 

Polícia indicia homem que divulgava cenas de sexo na internet após encontro com mulheres no DF

Polícia indicia homem que divulgava cenas de sexo na internet
após encontro com mulheres no DF — Foto: Reprodução


22 de JULHO 2021 - A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), no Distrito Federal, indiciou um homem de 36 anos suspeito de divulgar cenas de sexo com mulheres em um grupo no WhatsApp. Segundo a investigação, o motoboy compartilhava vídeos e fotos após encontros com as vítimas, sem o consentimento delas.
Nesta quarta-feira (21), a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito e apreendeu um celular, um computador e um pendrive.

Testemunhas, que preferiram não se identificar, contaram que o homem divulgava, "há alguns anos", fotos e vídeos de encontros dele com mulheres, mas, há cerca de um mês as publicações de cenas de sexo se tornaram mais recorrentes. O grupo tem cerca de 50 membros.

"A gente se revoltou com o tanto de pessoas que ele fica expondo, todo mundo tem mãe, tem irmã, pessoas que entram nesse aplicativo, pessoas que saem de um relacionamento e entram com esperança de conhecer alguém", disse uma testemunha.

Ainda de acordo com membros do grupo no aplicativo de mensagens, a cada encontro, o investigado mandava uma avaliação com a foto, ridicularizando as mulheres.

O homem vai responder por divulgação de cena de sexo ou pornografia. Segundo o Delegado Thiago Hexsel, à frente do caso, o motoboy confessou a prática e já havia sido processado em outra ocasião pelo mesmo crime.

"O próprio autor confessou a prática do crime, inclusive ele relatou que em outras situações, com outras mulheres, ele também filmava e tirava fotos, sob o argumento de achar que isso não era crime."

Imagens íntimas

Uma das vítimas, que também não quer se identificar, contou que saiu apenas uma vez com o homem e que não sabia que ele estava tirando fotos e gravando as cenas de sexo. Ela descobriu após participantes do grupo de WhatsApp procurá-la para contar o que estava acontecendo.

Em outro caso, uma mulher contou à reportagem que não teve relação sexual com o homem, mas que ele a convidou para sair e a levou para casa da família dele. Depois, tiraram algumas fotos no encontro, mas, segundo a vítima, não imaginava que ele iria colocar as imagens em uma rede social.

Após a divulgação da foto, o homem teria feito "comentários maldosos", segundo a vitima, a respeito do encontro. A mulher contou que chegou a pedir para ele retirar a foto, mas o homem negou.

Durante a investigação, a Delegacia da Mulher pretende identificar outras vítimas do suspeito.

Por Sthefanny Loredo, TV Globo.

Nego do Borel é indiciado com base na Lei Maria da Penha por violência doméstica

Foto: Reprodução

22 de JULHO 2021 - O cantor Leno Maycon Viana Gomes, conhecido no meio artístico como Nego do Borel, foi indiciado pela policia do Rio de Janeiro com base na Lei Maria da Penha por agressões a uma ex-namorada que já foi assessora de imprensa dele no início da carreira em 2013.


A Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, indiciou o cantor por violência doméstica. A vítima, autora das acusações, é a ex-namorada dele Swellen Sauer. Ela alega que, em uma das discussões com o cantor, levou socos na cintura. Em outra ocasião, chegou a ser enforcada com o fio do carregador do celular.

O cantor nega todas as acusações de agressões e diz que só vai se manifestar quando a defesa dele tiver acesso pleno ao inquérito sobre o caso. Nego do Borel também foi acusado de agressão por uma outra ex-namorada, Duda Reis, que também chegou a acusá-lo de estupro. O Ministério Público do Rio de Janeiro deve se manifestar em breve sobre o primeiro indiciamento.

Fonte: Blog do Jair Sampaio.

Governo do RN e Conselho Regional de Medicina firmam acordo na Justiça para criação de mais 55 leitos de UTI

Leitos de UTI no RN — Foto: Divulgação/Sesap

23 de JULHO 2021 - O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (Cremern) e o governo do RN pactuaram um novo acordo na Justiça para o aumento de leitos de UTI no estado. Ao todo, serão abertos mais 55, chegando a até 202.

O acordo judicial foi firmado na 4ª Vara Federal, em audiência pública conduzida pela juíza Gisele Leite nesta quinta-feira (22), em face do ajuizamento de Ação Civil Pública por parte do Cremern em desfavor do Estado do RN, com objetivo da ampliação de leitos.

A nova pactuação aumenta os números de leitos inicialmente acordados na Justiça em 2013 e retificados em 2017.

No acordo anterior, foi pactuada a abertura de 158 novos leitos, tendo até o presente momento sido abertos por força da ação civil 147 leitos, que somados aos 30 leitos privados provisórios em contrato, totalizam 177 leitos.

Com o novo acordo, a Ação Civil Pública passará a tutelar 202 de leitos, com abertura de mais 55 novos - sendo 10 em São José de Mipibu, 20 no Hospital Maria Alice Fernandes, 05 UTIN em Currais Novos (até novembro de 2021) e 20 leitos no Hospital da Mulher de Mossoró (até junho de 2022).

Depois de abertos, esses leitos somente poderão ser fechados por força de decisão judicial. Durante a audiência, as partes apresentaram a sua visão atual sobre o cenário da necessidade de criação de novos leitos de UTI,.

Para o presidente do Cremern, Marcos Jácome, o novo acordo foi importante. ''Haveremos de avançar ainda mais em relação à qualificação desses leitos, desde sua regulação de acessibilidade, com controle do tempo ideal de permanência nesses leitos", disse.

"Sempre com supervisão dos equipamentos adequados e da necessária habilitação dos profissionais para atuarem numa área tão especifica".

Por G1 RN

PF divulga resultado final de aptidão em concurso e convoca avaliação

23 de JULHO 2021 - A Polícia Federal publicou o resultado final do teste de aptidão física referente ao concurso público para o provimento de vagas nos cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista da corporação. O edital saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23/7).

O concurso ocorreu em maio deste ano, com 1,5 mil vagas. Os salários iniciais variam de R$ 12 mil a R$ 23 mil.

A publicação também traz a convocação para a avaliação médica e para o preenchimento da Ficha de Informações Confidenciais (FIC). Além disso, indica o número de vagas nas duas turmas de formação de agentes e o calendário das turmas.

O curso de formação profissional será realizado pela Academia Nacional de Polícia, no Distrito Federal, exigindo do aluno tempo integral, com frequência obrigatória e dedicação exclusiva, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da administração, em qualquer unidade da Federação, nos seguintes períodos prováveis:

Agente de Polícia Federal, primeira turma, de 15 de outubro de 2021 a 22 de dezembro de 2021;

Agente de Polícia Federal, segunda turma, de 2 de fevereiro de 2022 a 13 de abril de 2022;

Escrivão de Polícia Federal e papiloscopista policial federal, de 2 de fevereiro de 2022 a 13 de abril de 2022;

Delegado de Polícia Federal, de 27 de abril de 2022 a 20 de julho de 2022.

Fonte: Blog do Jair Sampaio.

Homem ‘nu’ invade culto em cidade da Paraíba e é detido pela polícia


23 de JULHO 2021 - Um homem foi detido pela Polícia Militar após andar nu pelas ruas de um bairro de Campina Grande, Agreste da Paraíba, e invadir uma igreja evangélica na noite desta quinta-feira (22). O caso foi registrado no Jardim Paulistano.

Algumas pessoas que passaram pela imediações de onde o homem estava caminhando chegaram a fotografá-lo. Após o rapaz entrar na igreja evangélica sem as roupas, a Polícia Militar foi chamada e o conduziu à delegacia.


Não foi informado se o homem sofre de algum transtorno mental ou se estava sob efeito de substância entorpecente.

Andar sem roupas em via pública é considerado crime, segundo o artigo 233 do código penal, caracterizando-se prática de ato obsceno. Pessoas que são flagradas pela polícia cometendo esse tipo de ato podem ser condenadas a três anos de prisão.

Fonte: Blog do Jair Sampaio.