Bebê de dois meses de vida morre sufocada na PB após irmã de três anos dormir por cima dela


18 de DEZEMBRO 2024 - Uma bebê de apenas dois meses de vida morreu sufocada após sua irmã de três anos dormir por cima dela. O caso aconteceu no município de Esperança, Agreste da Paraíba.

De acordo com as informações repassadas pela Polícia Civil, eram três crianças compartilhando uma mesma cama. Duas gêmeas e dois meses de vida e uma irmã de três anos. Em dado momento, a criança mais velha se mexeu na cama e ficou por cima de uma das bebês.

Quando o problema foi percebido, a vítima já estava morta. O corpo foi enviada para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) de Campina Grande, onde foi confirmado a morte por asfixia acidental.

Por g1 PB

Vai ficar mais difícil se aposentar em 2025? Veja o que muda nas exigências


18 de DEZEMBRO 2024 - Com a chegada de 2025, trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam estar atentos às novas exigências da reforma da Previdência. Desde a sua aprovação, a nova norma altera parte das regras a cada ano.

➡️ A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição.

Para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma, em novembro de 2019, o governo criou um regime de transição que prevê alterações todos os anos, até 2031, nas regras para aposentadoria.

Veja o que muda para essas pessoas em 2025:

A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. As mulheres precisam ter, no mínimo, 59 anos. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 64 anos.

O tempo mínimo de contribuição é de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.

Também há mudanças na regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. A pontuação mínima exigida será de 92 para mulheres e de 102 pontos para homens.

Por Rafaela Zem, g1

Obesidade alcança 131,8 mil adultos no RN e especialista alerta para cuidados

Especialistas explicam que a busca por hábitos mais saudáveis deve ser realizada 
através de iniciativas simples, mas eficazes e que podem favorecer a adesão. Foto: 
Adriano Abreu

16 de DEZEMBRO 2024 - O Brasil enfrenta um avanço preocupante nos índices de obesidade, que cresceram 286% na última década. Dados do Ministério da Saúde revelam que mais de 8,2 milhões de brasileiros estão obesos, enquanto o número de pessoas com sobrepeso saltou de 3,1 milhões em 2014 para 8,5 milhões em 2024. A situação também é grave no Rio Grande do Norte, onde, segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), alimentado pela pasta federal, o número de adultos com algum grau de obesidade aumentou de 64 mil em 2014 (25,14% da população) para 131,8 mil em 2024 (38,96%).

Para Pedro Henrique, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no RN (SBEM-RN) e endocrinologista do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol/UFRN/Ebserh), o fenômeno tem múltiplas causas. “O aumento do sedentarismo, a piora do padrão alimentar com mais alimentos ultraprocessados e o menor consumo de alimentos in natura são fatores determinantes. Além disso, a modernização trouxe facilidades, como transporte, escadas rolantes e controle remoto, que reduzem o gasto calórico diário”, analisa.

Fonte: Tribuna do Norte.

Bombeiros do RN combatem incêndio em vegetação na zona rural de Patu

Incêndio em vegetação na zona rural de Patu - Foto: CBMRN

Redação

16 de DEZEMBRO 2024 - O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte foi acionado por volta das 12h23 desta segunda-feira 16, para conter um incêndio em vegetação na BR-226, Fazenda Bela Vista, zona rural do município de Patu.

Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que as chamas já haviam consumido a vegetação e materiais combustíveis da área.

Imediatamente, a guarnição iniciou o combate utilizando técnicas específicas para incêndios florestais, após a extinção do incêndio, a equipe orientou os moradores locais sobre os procedimentos de segurança necessários para minimizar os riscos de novos focos e como agir caso as chamas ressurgissem.

Fonte: AgoraRN

MPF processa estado do RN, União e órgãos ambientais por falta de estrutura para triagem de animais silvestres

Sede do MPF em Natal. Foto: Reprodução/MPF

Redação

16 de DEZEMBRO 2024 - O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública contra o estado do Rio Grande do Norte, a União, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação cobra a criação de um centro estadual de triagem de animais silvestres e a melhoria do centro federal já existente, o Cetas, ligado ao Ibama.

O Cetas vinha recebendo, em média, 2.800 animais por ano, provenientes de fiscalizações, entregas voluntárias ou resgates. Porém o local sofre com falta de espaços adequados e de recursos humanos. Isso atrapalha as ações fiscalizatórias, pois não impede que os animais silvestres continuem a enfrentar sofrimentos e até venham a morrer, por falta da assistência adequada.

Fonte: AgoraRN

14 pessoas foram presas por embriaguez ao volante no fim de semana no RN

Foto: Divulgação CPRE

16 de DEZEMBRO 2024 - O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) encaminhou à delegacia, somente entre a última sexta-feira (13) e o domingo (15), 14 condutores pela mistura de álcool e direção no Estado do Rio Grande do Norte.

Os flagrantes foram registrados em Natal(06); São José de Mipibu(01); São Gonçalo do Amarante(01); Assu(03) e Mossoró(03).

O crime é capitulado no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro e prevê pena de detenção de 06(seis) meses a 03(três) anos, além de multa.

Fonte: Jornal O Mossoroense.

Detran/RN libera a transferência eletrônica de veículos usados nesta terça


Foto: Divulgação DETRAN/RN

16 de DEZEMBRO 2024 - Em continuidade ao programa de modernização de atendimento e serviços ofertados, o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) anuncia a liberação da transferência eletrônica de propriedade de veículos usados a partir desta terça-feira (17). Todo o procedimento será feito por meio do portal.detran.rn.gov.br.

A nova funcionalidade permite que o registro de veículos usados seja feito de forma online na venda direta entre Pessoas Físicas. O serviço digital soma-se ao registro de veículos zero-quilômetro, já em vigor desde dezembro do ano passado.

Fonte: Jornal O Mossoroense.

Governo do RN entrega restauração da rodovia que liga Mossoró a Baraúna

Foto: Carlos Costa/ASSECOM

16 de DEZEMBRO 2024 - A governadora Fátima Bezerra entregou a conclusão de mais uma importante obra dentro do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais, a RN 015, entre Mossoró e Baraúna está 100% concluída.

O trecho, de 44 km de rodovia é considerado uma das principais vias de escoamento da produção da fruticultura e de cimento da região, que abriga importantes empresas do setor. O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 40,3 milhões.

Fonte: Jornal O Mossoroense.

PRF e Ibama resgatam 95 aves em Natal, seis suspeitos foram presos


16 de DEZEMBRO 2024 - Na manhã do último domingo (15), a Operação Mercatio reuniu forças da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em uma feira livre no bairro Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal. A ação resultou na detenção de seis pessoas e no resgate de 95 aves silvestres, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

Entre as aves recuperadas estavam azulões, galos-de-campina, cambacicas e espécies em risco, como o verdelinho e o tuim. As aves em boas condições de saúde foram devolvidas ao seu habitat natural, enquanto as debilitadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) da Paraíba para tratamento especializado.

O comércio ilegal de animais silvestres representa uma ameaça à biodiversidade e pode acarretar multas significativas. Cada ave resgatada implica em multa de R$ 500, valor que aumenta para R$ 5.000 em casos de espécies ameaçadas. Nesta operação, as autuações ultrapassaram R$ 130.000, refletindo o impacto econômico dessa prática criminosa.

Fonte: Mossoró Hoje.

Projeto que cria cadastro nacional de pedófilos será analisado no Senado

FOTO: GERADA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICAL
16 de DEZEMBRO 2024 - A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria um cadastro nacional de pedófilos na rede mundial de computadores, a ser organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A proposta também prevê a castração química de condenados por pedofilia.

O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Delegada Katarina (PSD-SE) para o Projeto de Lei 3976/20, do deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA), e para a versão elaborada em junho último pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família. O projeto segue para o Senado.

Serão incluídas nesse cadastro informações, inclusive fotografias, de pessoas condenadas por crimes ligados à exploração sexual de crianças e adolescentes e previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal.

Fonte: Mossoró Hoje.

CGU aprova Plano de Combate à Corrupção 2025/2027, com cinco eixos de atuação

Do R7, com informações da CGU
Iniciativa entra em vigor a partir do ano que vem
José Cruz /Agência Brasil/Arquivo

16 de DEZEMBRO 2024 - Uma resolução da CGU (Controladoria-Geral da União) aprovou o Plano de Integridade e Combate à Corrupção, que conta com 260 ações para fortalecer a repressão, além da integridade nos órgãos públicos e nas empresas público-privadas. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16), mas o programa já havia sido apresentado na semana passada.

Segundo as informações, o plano estará em vigor entre 2025 e 2027 e é dividido em cinco eixos temáticos, como controle de qualidade do uso dos recursos públicos e transparência.

Fonte: R7

Mais da metade dos brasileiros não se vê usando dinheiro em espécie em 5 anos, mostra Banco Central


16 de DEZEMBRO 2024 - O número de brasileiros que acreditam que não vão utilizar dinheiro em espécie nos próximos anos aumentou. A pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, divulgada pelo Banco Central, apontou que 53,4% das pessoas não se veem usando essa forma de pagamento daqui a cinco anos. Em 2021, 39,6% dos entrevistados pensavam assim.

O levantamento ouviu 1.000 pessoas e 1.000 estabelecimentos comerciais, tem nível de confiança de 95%, margem de erro de 3,1% e foi conduzida entre 28 de maio e 1º de julho deste ano.

Fonte: Blog Robson Pires.

PRF e Sefaz-RN apreendem mais de R$ 400 mil em mercadorias sem nota fiscal


16 de DEZEMBRO 2024 - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ-RN) apreenderam mais de R$ 400 mil em mercadorias sem nota fiscal na última semana durante a Operação Divisas. Ao todo, foram apreendidas mercadorias avaliadas em R$ 424.059,33, gerando impostos e multas no valor de R$ 148.866,00.

Durante a operação, 76 veículos e 76 pessoas foram abordados, resultando na aplicação de 107 autos de infração de trânsito pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, foram registrados: 5 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por transporte clandestino de passageiros; 1 TCO por porte de droga para consumo; 33 Boletins de Ocorrência (BO) relacionados a mercadorias nacionais sem documento fiscal.

Fonte: Blog Robson Pires.