Ubatuba confirma morte de turista de 24 anos por raiva humana após férias no litoral

Morcegos são transmissores do vírus da raiva; Prefeitura 
de Ubatuba diz que fez ação de captura 
(Foto: Divulgação)

22 de JUNHO 2018 - Um jovem de 24 anos, de Colombo (PR), morreu vítima de raiva humana contraída em Ubatuba (SP) em janeiro deste ano. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22) pela prefeitura após relatório da Secretaria Estadual da Saúde com a confirmação do diagnóstico.

A Prefeitura de Ubatuba informou que a vítima passou as férias na casa do sogrou e contraiu raiva em um acidente com um morcego em 3 de janeiro. O jovem foi mordido na mão.

O paciente foi atendido inicialmente no litoral norte de São Paulo e, ao retornar para o sul, no dia 15 do mesmo mês, começou o tratamento. Ele voltou a ser internado no dia 19 de fevereiro, com sintomas de raiva, e morreu no dia 9 de março.

A Prefeitura de Ubatuba informou que, ainda em janeiro, ao ser informada sobre o caso suspeito, fez uma ação de captura de morcegos no bairro da Casanga, junto com o Estado, vacinação de cães e gatos do bairro e atividades educativas.

A Secretaria Estadual da Saúde foi procurada para informar quando foi registrada a última morte em humanos causada por raiva em São Paulo, mas não respondeu. A pasta disse apenas que a morte do jovem é um caso considerado raro e destacou a necessidade de buscar atendimento médico imediato, o que não teria acontecido.

Sobre as providências adotadas após a suspeita do vírus da raiva no paciente, a secretaria informou que fez ações com a prefeitura. "Antes da confirmação do caso, foram realizadas ações em conjunto com município, abrangendo vacinação de animais domésticos na região e ações educativas para a população local", disse em nota a assessoria de imprensa.

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que causa encefalite - inflamação e infecção do cérebro - progressiva e aguda que leva à morte em praticamente todos os casos.

O vírus é transmitido aos mamíferos, incluindo o homem, por arranhaduras, mordidas ou lambeduras de animais domésticos ou silvestres contaminados. As UBS de Ubatuba têm vacina antirrabica humana para atender casos de acidentes.

O estado do Pará emitiu um alerta epidemiológico contra a raiva humana. Até o começo desta semana haviam sido notificados 14 casos da doença, sendo 12 mortes registradas e sete confirmadas.


Vacinação de cães e gatos é considerada eficaz no combate 
à raiva (Foto: Prefeitura de Ubatuba/Divulgação)

Por G1 Vale do Paraíba e região

Nenhum comentário:

Postar um comentário