Estudantes bloqueiam acessos da Reitoria da UFC em protesto contra reitor nomeado por Bolsonaro


Estudantes ocupam UFC em protesto contra novo reitor nomeado pelo Presidente 
Jair Bolsonaro — Foto: José Leomar/SVM

23 de AGOSTO 2019 - Um grupo de estudantes fechou com correntes e cadeados durante aproximadamente três horas, na manhã desta sexta-feira (23), cinco acessos ao prédio da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Bairro Benfica, em Fortaleza. Eles protestaram contra a nomeação do novo reitor da universidade, José Cândido Albuquerque, que tomou posse do cargo nesta quinta-feira (22) na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

O G1 entrou em contato com a universidade buscando um posicionamento sobre o protesto. A assessoria de comunicação da UFC informou que, apesar da manifestação, as aulas ocorreram normalmente nesta manhã.

O novo reitor foi o terceiro colocado em uma consulta pública realizada com estudantes e professores da UFC. O mais votado, o então vice-reitor da UFC, Custódio Luís Silva de Almeida recebeu 7.772 votos na consulta enquanto Cândido recebeu 610 votos. O segundo colocado, Antônio Gomes de Souza Filho, chegou a receber 3.499 votos.

Este é o segundo protesto de universitários desde a nomeação do novo reitor da UFC. Na terça-feira (20), os estudantes fecharam o mesmo cruzamento, no Bairro Benfica. Antes do protesto, houve uma reunião nos jardins da Reitoria, com os diretórios e centros acadêmicos dos cursos da UFC para discutir ações a respeito da nomeação.


Estudantes fecharam a entrada da Reitoria com correntes 
e cadeado — Foto: José Leomar/SVM

Avenida fechada

No protesto desta manhã, os manifestantes chegaram à sede da Reitoria por volta das 7h, com instrumentos musicais e cartazes. Os universitários gritaram palavras de ordem contra a nomeação do reitor, como: "Fora interventor, não elegemos, não reconhecemos!".

Além de bloquear o acesso à Reitoria, por volta das 9h40 desta sexta-feira, os estudantes saíram para o cruzamento das avenidas da Universidade e 13 de Maio, no Benfica, onde fica localizada a Reitoria da UFC. Os manifestantes usaram cadeiras de plástico e ficaram sentados no meio da avenida para impedir o trânsito de veículos pelo local. A via foi liberada por volta das 10h45.


Estudantes fecharam a Avenida da Universidade, em 
Fortaleza, durante o ato. — Foto: Lucas Falconery/SVM

De acordo com a estudante Natália Aguiar, diretora de universidades públicas da União Nacional dos Estudantes (UNE), o objetivo do protesto foi para pressionar o novo reitor a entregar o cargo.

"Nós não reconhecemos ele como nosso reitor, é uma ação de indignação, a gente quer dar através dessa pressão que ele não ocupe mais o cargo, que ele entregue o cargo", disse a estudante.

Ainda segundo Natália, os professores foram convidados a darem aulas aos estudantes no local onde aconteceu o protesto.



O professor Cândido Albuquerque foi nomeado por 
Bolsonaro como novo reitor da Universidade Federal 
do Ceará. — Foto: Kid Junior/Sistema Verdes Mares

Candidato com menos votos

A nomeação de Cândido Albuquerque, anunciada em edição extra do Diário Oficial da União na segunda-feira (19), contrariou a preferência de estudantes, professores e servidores tanto em consulta pública quanto na elaboração da lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário (Consuni).

Em entrevista ao G1 no terça-feira (20), Cândido Albuquerque disse não há oposição expressiva contra ele.

“É um número muito pequeno de pessoas contra mim, a universidade é plural. É claro que há uma insatisfação, não existe unanimidade, mas estou estendendo a mão para todos na busca de união”, ponderou o novo reitor.

Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário