Exposição mostra objetos domésticos utilizados para agredir mulheres, na Paraíba


Exposição mostra objetos domésticos utilizados para 
agredir mulheres, na Paraíba — Foto: Thayse Vilar/Tribunal de Justiça da Paraíba

26 de NOVEMBRO 2019 - Facas, tesouras e espetos utilizados para ameaçar, ferir ou matar mulheres são peças de uma exposição que reflete o cenário de violência doméstica contra as mulheres na Paraíba. “Armas Brancas do Medo – Desnaturalizar é preciso” é o título da mostra aberta na tarde desta segunda-feira (25), no Fórum Criminal de João Pessoa.

De acordo com a servidora da Vara da Violência Doméstica contra a Mulher da Capital, Thayse Vilar, a ideia de montar a exposição surgiu a partir de uma pesquisa que avaliou mortes violentas de mulheres no mundo e concluiu que o local mais perigoso para elas era a própria casa.

Entre as armas expostas, estão uma palmatória, cassetete, pedaços de madeira, pedras, machado, marreta, picareta, foice, corrente, algema, canivete e enxada. 

 
Entre os objetos domésticos usados para agredir mulheres 
estão uma palmatória, cassetete, pedaços de 
madeira, pedras, machado, marreta, picareta, foice, 
corrente, algema, canivete e enxada; exposição mostra 
material em João Pessoa — Foto: Thayse Vilar/Tribunal de Justiça da Paraíba 

Os visitantes da mostra podem ouvir histórias sobre os casos e tocar nas peças, além de sentir o peso e a textura dos objetos. Também têm acesso a depoimentos de vítimas, expostos em um painel, com conteúdo de violência sexual, psicológica, física e patrimonial.

“São objetos que parecem simples. Choca a ideia de serem coisas de uso diário, que todo mundo tem em casa: a corrente da rede, a mangueira do bujão com o registro, as faquinhas de serra de mesa, a faca peixeira. Todo mundo tem estranhado, as pessoas se arrepiam. Elas sabem que existe esta violência, mas ver os objetos em conjunto, como armas de crimes, têm causado impacto”, avaliou Thayse.

A exposição fica aberta para visitação até a próxima sexta-feira (29). A ideia é que ela se torne itinerante, para que chegue em outras comarcas e até as escolas e universidades paraiba.



Exposição mostra objetos domésticos utilizados para 
agredir mulheres, na Paraíba — Foto: Thayse Vilar/Tribunal
de Justiça da Paraíba

Por G1 PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário