Anticorpos de pacientes assintomáticos diminuem rapidamente, diz pesquisa


23 de JUNHO 2020 - Os níveis de anticorpos encontrados em pacientes – sintomáticos e assintomáticos – recuperados da Covid-19 diminuíram dois a três meses após a infecção, informa estudo publicado no periódico científico “Nature Medicine” e comandado por pesquisadores da Universidade Médica de Chongqing, uma filial do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China

A conclusão da pesquisa aumentou as dúvidas a respeito da duração da imunidade contra o novo coronavírus e do momento seguro do retorno dos recuperados ao trabalho e à escola, por exemplo. Especialistas lembram, no entanto, que o trabalho não exclui a possibilidade de outras partes do sistema imunológico oferecerem proteção.

A pesquisa, comandada por Ai-Long Hua, da Universidade Médica de Chongqing, foi publicada na Nature Medicine na última quinta-feira (18) e enfatiza o risco dos chamados “passaportes de imunidade”, a liberação da quarentena a pacientes já infectados pela Covid-19. Para os pesquisadores, os resultados justificam o uso prolongado de intervenções de saúde pública como o distanciamento social e o isolamento de grupos de alto risco.

Autoridades de saúde de alguns países, como a Alemanha, já estão debatendo a ética e a viabilidade de se permitir que pessoas que tiveram um exame de anticorpos positivo circulem com mais liberdade do que as que não tiveram.

Fonte: Blog do Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário