ESTUDO INDICA QUE LOCKDOWN SALVOU 3 MILHÕES DE VIDAS NA EUROPA

08 de JUNHO 2020 - Os bloqueios em larga escala, incluindo o fechamento de lojas e escolas, reduziram as taxas de transmissão de covid-19 na Europa o suficiente para controlar sua disseminação e podem ter evitado mais de três milhões de mortes. Em um estudo de modelagem do impacto do bloqueio em 11 países, os cientistas do Imperial College London disseram que as medidas impostas principalmente em março tiveram "um efeito substancial" e ajudaram a reduzir a taxa reprodutiva da infecção abaixo de um no início de maio.

A taxa de reprodução mede o número médio de pessoas para as quais uma pessoa infectada transmitirá a doença. Um valor acima de 1 pode levar a um crescimento exponencial.

A equipe estimou que, no início de maio, entre 12 e 15 milhões de pessoas nos 11 países - Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Noruega, Espanha, Suécia e Suíça - estavam infectadas com o covid-19.

Ao comparar o número de mortes contadas com as mortes previstas pelo modelo, se nenhuma medida de bloqueio tiver sido introduzida, eles descobriram que cerca de 3,1 milhões de mortes foram evitadas.

"Medir a eficácia dessas intervenções é importante, dados seus impactos econômicos e sociais, e pode indicar qual curso de ação é necessário para manter o controle", disseram os pesquisadores em um resumo de suas descobertas.

Fonte: UOL, com informações da Reuters

Foto: Miguel Pereira/Getty Images

Blog RN Política em Dia - Moso Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário