Em meio à 2ª onda de Covid na Europa, Bélgica pode ficar sem leitos de UTI em 2 semanas

Equipe médica cuida de paciente com Covid em UTI de hospital 
em Liege, na Bélgica, durante a 2ª onda do novo coronavírus na 
Europa — Foto: Francisco Seco/AP

26 de OUTUBRO 2020 - Os hospitais da Bélgica podem ficar sem leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em 2 semanas se o número de internações continuar a aumentar no ritmo atual, afirmou o porta-voz do Ministério da Saúde do país, Yves Van Laethem. Em meio ao avanço da segunda onda de infecções do novo coronavírus na Europa, o país vê o número de pacientes em unidades de terapia intensiva dobrar a cada oito dias.

"Até o final da semana, devemos ultrapassar a marca de mil pacientes em terapia intensiva", afirmou Van Laethem. "Se a curva não mudar com o nosso comportamento, devemos atingir 2 mil pacientes em terapia intensiva em duas semanas, nossa capacidade máxima".

O país de 11 milhões de habitantes tem a segunda maior taxa de infecção da Europa, atrás somente da República Tcheca, onde os novos casos de Covid dobram a cada 13 dias.

Na terça-feira (20), a Bélgica bateu recorde de infectados: mais de 18 mil, quase 10 vezes o valor do pico da primeira onda da pandemia.

A região de Bruxelas ordenou no sábado (24) o fechamento de todas as instalações esportivas e culturais. Um toque de recolher mais duro passa a vigorar nesta segunda-feira (26).

Estudantes espanhóis comem waffles na Grand Place na sexta-
feira (23), no centro de Bruxelas, antes do toque de recolher — 
Foto: Francisco Seco/AP

Covid na Europa

A França confirmou no domingo (25) mais 52.010 casos e bateu o recorde de novos infectados pelo quarto dia consecutivo.

Mas o presidente do conselho científico que aconselha o governo sobre a pandemia, Jean-François Delfraissy, afirmou que a situação é muito pior, e o número real de casos gira em torno de 100 mil por dia.

"Estamos em uma situação muito difícil", afirmou Delfraissy a uma TV local. "Nós mesmos estamos surpresos pela brutalidade do que está acontecendo".

Questionado sobre a necessidade de um novo lockdown, o presidente do conselho científico preferiu não se manifestar e disse se tratar de uma questão política. Cerca de 46 milhões de pessoas que vivem nas maiores cidades do país já estão sob toque de recolher.

Na Alemanha, um segundo distrito adotará o lockdown a partir de terça-feira (27). Cerca de 120 mil pessoas que vivem em Rottal-Inn, um distrito da Baviera, serão proibidas de deixar suas casas sem um motivo válido. Escolas e jardins de infância serão fechados por duas semanas. O distrito de Berchtesgaden, nos Alpes da Baviera, está em lockdown desde a terça passada (20).

Nesta segunda, a Alemanha registrou 8.685 novos casos e 25 mortes. O total de óbitos no país chegou a 10.056.

No fim de semana, a chanceler Angela Merkel pediu aos alemães que reduzam seus contatos sociais para evitar um segundo lockdown nacional, o que colocaria em risco a recuperação da maior economia do continente.

Na Suíça, o ministro da Saúde afirmou nesta segunda-feira (26) que novas medidas contra Covid serão anunciadas na quarta-feira (28) e devem durar muito tempo. "Não estamos tomando decisões na quarta-feira para sexta-feira, estamos tomando decisões para as próximas semanas e meses", afirmou Alain Berset.

Por G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário