‘Pagode da Covid’ reúne milhares de pessoas sem máscaras no litoral de SP

Milhares de pessoas se reuniram no 'Pagode da Covid', em São 
Vicente, SP — Foto: G1 Santos

26 de DEZEMBRO 2020 - Milhares de pessoas se aglomeraram em um evento chamado ‘Pagode da Covid’, no bairro Tancredo Neves, área periférica de São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo informado ao G1, a festa começou no início da noite de sexta-feira (25) e terminou na manhã deste sábado (26), chegando a 12 horas de duração. No local, havia carros com som alto e muitas pessoas sem máscara.

Em entrevista ao G1, um dos moradores do local, que preferiu não se identificar, contou que a festa é tradicional no bairro e sempre ocorre no Natal e também no ano novo, reunindo muitas de pessoas. Neste ano, apesar da pandemia da Covid-19, o evento foi realizado normalmente.

A festa começou por volta das 18h de sexta e seguiu até às 6h de sábado. Conforme informou o morador, nenhum dos participantes usava máscara, item obrigatório na cidade, e nem respeitavam o isolamento social, se aglomerando por toda a rua. “Estava muito cheio, não passava nem carro, não passava nada pela rua. Tinha gente da ponta da Imigrantes até o outro lado do bairro”, diz ele.

Imagens feitas pelo homem mostram milhares de pessoas aglomeradas ao longo da rua, sem máscaras e com copos de bebidas nas mãos. No vídeo é possível ouvir a música, que estava muito alta, e incomodou os moradores.

“A gente quase não dormiu, e eu tinha que trabalhar de manhã. Não estamos em uma época para festa. Perdemos quase 100 pessoas por causa do coronavírus no bairro, é muito complicado”, desabafa o homem. Ainda segundo ele, a Polícia Militar foi acionada, mas como a aglomeração era muito grande, não conseguiu chegar ao local.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que realiza operação Paz e Proteção em todo o estado para coibir a aglomeração de pessoas e a formação de pancadões, e que, durante o final de ano, também realiza no litoral, a operação verão, com o objetivo de reforçar o policiamento preventivo e combater a criminalidade. Além disso, a PM afirmou que presta apoio a órgãos municipais e vigilância sanitária, responsáveis pelas fiscalizações e demais ações que visam coibir a aglomeração de pessoas.

Já a Prefeitura de São Vicente informou que a Guarda Civil Municipal não recebeu chamado para este local e que, para essas ocorrências, a Polícia Militar deve ser acionada. A administração reitera, ainda, que várias equipes trabalham diuturnamente, todos os dias da semana, na fiscalização do comércio, a fim de garantir o cumprimento das medidas de prevenção contra a Covid-19, entre as quais está o impedimento de aglomerações.

Imagens foram registradas na madrugada desta sábado (26), em 
são Vicente, SP — Foto: G1 Santos

Baile em Santos

Durante a madrugada de sexta-feira (25), foi realizado um baile funk chamado ‘DZTelma’, na Vila Telma, região da Zona Noroeste de Santos. O evento começou por volta das 23h50 de quinta-feira (24) e seguiu por toda noite, acabando somente pela manhã.

Nas imagens, postadas na página do evento nas redes sociais com mais de 16 mil curtidas, é possível ver centenas de pessoas dançando, aglomeradas e sem máscara, item também obrigatório na cidade. Um carro de som ainda levava algumas pessoas em cima dele.

Em nota a Prefeitura de Santos informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) não recebeu chamado referente a situação e esclarece ainda que são realizadas rondas diuturnamente por toda a cidade. Ainda conforme a administração municipal, a população pode entrar em contato pelo telefone 153 (interligado ao Centro de controle Operacional - CCO), e em casos de grandes aglomerações, a Policia Militar deve ser acionada pelo 190.

Por Vanessa Ortiz, G1 Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário