ALEXANDRIA REGISTRA NOVA MORTE POR CORONAVÍRUS. É A 39ª DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA.


31 de JANEIRO 2022 - O município de Alexandria, alcança infelizmente, seu 39º óbito causado pelo coronavírus.

Uma senhora de 83 anos, que estava internada no Hospital e Maternidade Guiomar Fernandes, que ao ser transferida para o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, veio à óbito.

Fonte: RN Política em Dia.

Comissão no Senado pode votar privatização dos Correios na retomada dos trabalhos


31 de JANEIRO 2022 - O Senado Federal deve analisar a proposta de privatização dos Correios na retomada dos trabalhos da casa.

O Projeto de lei (PL 591/2021), que permite a privatização dos serviços postais no Brasil, aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O senador Paulo Paim (PT-RS) defende debate mais aprofundado e análise da proposta pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O recesso parlamentar no Congresso Nacional foi iniciado em dezembro de 2021. As atividades devem ser retomadas a partir do dia 2 de fevereiro.

Fonte: Blog Robson Pires.

Torre de energia eólica desaba e fica destruída no litoral do RN


31 de JANEIRO 2022 - Uma torre de produção de energia eólica desabou durante a tarde de domingo (30) em um parque eólico no município de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar.

O caso aconteceu no parque eólico Arizona, que pertence à Neoenergia. A empresa confirmou o incidente ao g1 e afirmou que está apurando as causas do desabamento da torre.

Ainda segundo a companhia, o caso aconteceu por volta das 12h30 do domingo e não deixou feridos.

“A operação dos demais aerogeradores do parque está mantida. Todas as medidas de segurança foram implementadas e nenhum colaborador foi afetado pelo incidente”, informou a empresa.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil e possui mais de 2,5 mil torres eólicas, segundo levantamento do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) em setembro de 2021.

G1RN

Fonte: Blog Robson Pires.

Farmacêuticas esperam aval da Anvisa para uso de remédios contra Covid


31 de JANEIRO 2022 - Duas farmacêuticas aguardam avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para incluir medicamentos contra a Covid-19 no mercado nacional.

Na última semana, a Pfizer e o órgão regulador fizeram uma reunião para a pré-submissão do pedido de uso emergencial do medicamento Paxlovid (nirmaterlvir+ritonavir) para tratar Covid.

Além disso, desde o fim de 2021, a farmacêutica Merch Sharp & Dohme (MSD) enviou pedido de uso emergencial do remédio Molnupiravir à Anvisa. A solicitação segue em análise pela agência reguladora.

Caso aprovados, os remédios poderão ser utilizados na rede de saúde brasileira e auxiliarão no tratamento de pacientes com Covid durante a fase inicial da doença, já que ambos os medicamentos devem ser utilizados durante a primeira semana de sintomas.

Sem previsão

Como mostrou o Metrópoles, o Ministério da Saúde analisa a compra do medicamento Paxlovid, da Pfizer. No entanto, ainda não há previsão de quando o país receberia doses do remédio nem do quantitativo de pílulas que poderiam ser enviadas ao Brasil, caso o governo decida pela aquisição do fármaco.

Fonte: Blog Robson Pires.

MP (RN) vai apurar perseguição política na Prefeitura de Mossoró (RN)


31 de JANEIRO 2022 - A Promotora de Justiça Patrícia Antunes Martins, determinou a abertura de Inquérito Civil contra Prefeitura de Mossoró (RN), com o objetivo de apurar interferência política na remoção de servidores lotados na Vigilância Sanitária, concedendo o prazo de 10 dias para o Secretário Municipal da Saúde, encaminhar informações ao Ministério Público Estadual.

Fonte: Blog Robson Pires.

RN adia volta às aulas na rede estadual de educação


31 de JANEIRO 2022A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura do Esporte e do Lazer do RN (SEEC-RN) comunicou nesta segunda-feira (31) que decidiu adiar em uma semana a volta às aulas na rede pública estadual. O retorno das aulas nas escolas estaduais era previsto para a próxima segunda-feira (7).

A nova previsão é que as aulas sejam retomadas no dia 14 de fevereiro.

De acordo com o governo estadual, o adiamento foi motivado pelos casos de adoecimento dos servidores da secretaria, das diretorias regionais e das escolas. Segundo a pasta, são mais de 2,8 mil funcionários afastados, atualmente.

"Conforme levantamento realizado estão afastados do serviço, atualmente, 131 servidores nas DIRECs, 19 servidores nas DRAEs e 2.737 servidores nas escolas das diversas circunscrições regionais, com quadros de síndrome gripal ou de Covid-19", afirmou a pasta.

Segundo o governo, também foi adiada a Jornada Pedagógica vai acontecer da próxima segunda-feira (7) ao dia 11 de fevereiro.

A pasta informou que vai reordenar o calendário letivo 2022 oficialmente em nova portaria que ainda será publicada no Diário Oficial Estadual.

"O número elevado de servidores em situação de adoecimento, em especial nos setores de planejamento e preparação das atividades administrativas e pedagógicas, comprometeu a execução dessas atividades, impossibilitando seu início nas datas anteriormente previstas. Desejamos saúde e o pronto restabelecimento a todas as equipes, para que possamos dar início ao trabalho com os estudantes potiguares", informou a pasta, em nota.

Por g1 RN

Chuva e ventos fortes causam estragos em Caicó; veja vídeo


Cobertura de posto ficou destruída após chuva e fortes ventos 
em Caicó, RN — Foto: Redes sociais

31 de JANEIRO 2022 - Uma chuva que durou cerca de uma hora causou estragos na cidade de Caicó, na região Seridó do RN, nesse domingo (30). A cobertura de um posto de combustíveis caiu e as imagens de uma exposição montada na Ilha de Santana foram arrancadas.

De acordo com a Defesa Civil do município, a chuva começou por volta das 16h15 e o pluviômetro instalado a sede da secretaria de meio ambiente registrou 40 milímetros de precipitação. Além da chuva, também houve relato de fortes ventos.

A cobertura de um posto de combustíveis localizado às margens da BR-427 caiu durante a chuva e a ventania. De acordo com o proprietário, o acidente aconteceu por volta das 16h30 e no momento não havia clientes no local, apenas funcionários. Ninguém ficou ferido e o posto está interditado.

Um cubo luminoso que estampava obras de 30 artistas plásticos potiguares montado na Ilha de Santana, foi atingido. De acordo com informações da Cosern, responsável pela exposição, a chuva e o vento descolaram as imagens das obras, mas elas não foram danificadas. A exposição itinerante “Cubo de Luz” estava em seu último dia na cidade.

De acordo a Coordenadora da Defesa Civil do município, Orquídea Costa, uma equipe do departamento realizou vistorias nos pontos atingidos na manhã desta segunda-feira (31).

Além dos locais afetados, a defesa civil também registrou um ponto de alagamento no bairro Nova Caicó, após as chuvas desse domingo (30)

“Nesse ponto já tem uma obra em andamento para a drenagem da água. Nós estamos também finalizando um relatório com o levantamento das áreas de risco”, informou a coordenadora.

Por g1 RN

Bombeiros confirmam mais 3 mortes em Franco da Rocha; vítimas no estado chegam a 24


Deslizamento de terra deixa três mortos em Embu das Artes, SP 
— Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

31 de JANEIRO 2022O chefe da operação de resgate das vítimas afetadas pelo deslizamento em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, confirmou três novos óbitos no início da tarde desta segunda-feira (31), totalizando 24 mortes decorrentes das fortes chuvas que atingem o estado, sendo oito apenas no município.

Segundo o Coronel Alessandro da Silva, do Corpo de Bombeiros, apesar de as mortes estarem confirmadas, os corpos das três vítimas ainda não haviam sido retirados dos escombros até o fim da manhã desta segunda. O município de Franco da Rocha é o que apresenta maior número de vítimas devido às chuvas - são oito, no total.

Das 24 vítimas em todo o estado, ao menos nove são menores de idade - sendo oito crianças e um adolescente. Uma das crianças é um bebê com apenas três meses, que chegou a ser socorrido após um desabamento em Itapevi. A mãe dele, de 27, foi resgatada e está no Hospital Geral de Itapevi.

A Defesa Civil do estado contabiliza 660 famílias desabrigadas (precisaram sair de casa e estão em abrigos) ou desalojadas (estão em casas de parentes).

Os temporais também causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos. O governador João Doria anunciou a liberação de R$ 15 milhões para as cidades afetadas. Segundo o governo paulista, cerca de 500 pessoas estão desalojadas em 11 cidades do estado.

Na manhã desta segunda, a chuva persiste na capital paulista, mas segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), às 9h20 não havia pontos de alagamento. O trânsito também está dentro da média para o horário.

Por g1 SP e TV Globo — São Paulo

Juiz nega pedido do Ministério Público e Defensoria para que governo do RN suspenda festas e eventos

Decisão é da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal — Foto: 
Reprodução/Inter TV Cabugi

28 de JANEIRO 2022 - O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, negou o pedido feito pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública do Rio Grande do Norte dentro de uma ação para que o governo fosse obrigado a suspender eventos de massa no estado, por causa do aumento de casos da Covid-19 e gripe.

A decisão foi publicada na manhã desta sexta-feira (28).

Os promotores e defensores pediam que o estado anulasse ou cancelasse todas as autorizações concedidas às promotoras de eventos e se abstivesse de conceder novas autorizações, suspendendo a realização de shows e outras atividades do tipo em todo o estado.

Na ação, os órgãos argumentaram que havia risco à saúde pública, por causa das aglomerações promovidas nos eventos. Também apontaram a recomendação feita pelo comitê científico do estado, favorável à suspensão dos shows, mas que não foi seguida pelo Poder Executivo.

Porém, na decisão, o magistrado atendeu à argumentação do governo do estado, que considerou que a determinação feriria a separação de poderes, já que, segundo ele, é o Poder Executivo quem deve decidir sobre as medidas estatais de enfrentamento à pandemia.

"O que chama a atenção deste julgador é que, nesse ambiente da pandemia onde em outras partes do mundo se comunicam governos, cientistas, pesquisadores, médicos e tantos outros profissionais, para agir e tomam decisões sobre suas ações, no Brasil é o Judiciário que vem sendo chamado, desde o início da pandemia, e cada vez mais, para agir como se governo fosse", declarou o magistrado.

"A rigor, o que se pede nesta ação é que o Judiciário edite um ato normativo (que é a decisão judicial), agindo em substituição à atuação governamental, cassando, para ser mais preciso, o juízo administrativo que optou pela liberação da realização de eventos públicos e privados no âmbito do Estado do RN, mediante condições (...) Penso que tal pretensão não deve ser acolhida, ao menos a partir dessa primeira análise para fins de apreciação da tutela de urgência", disse o juiz em outro trecho da decisão.

O juiz ainda considerou que não há ilegalidade na ação do governo do estado ao decidir pela liberação dos eventos, com o cumprimento rigoroso dos protocolos sanitário, "especialmente o comprovante de vacinação". Também ponderou que o estado poderá acatar as recomendações do comitê, se assim considerar necessário, a partir da análise da situação atual.

G1 RN

Governo do RN anuncia que vai pagar salário atrasado desde dezembro de 2018 a 53 mil servidores neste sábado (29)

Dinheiro, real, economia, salário mínimo, pagamento, PIB, 
reais, auxílio, notas, dívidas, contas, endividamento — Foto: 
Natalia Filippin/G1

28 de JANEIRO 2033 - O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai concluir neste sábado (29) o pagamento da quarta folha de salários em aberto desde 2018 a 53 mil servidores ativos e inativos com vencimentos até R$ 3.500,00 líquido. O pagamento é referente à folha salarial de dezembro de 2018.

Também no sábado (29), o governo deverá concluir o pagamento dos salários de janeiro, segundo o governo estadual.

"Quando assumimos em 2019, os servidores públicos estavam com quatro folhas de salários em atraso. Nos últimos três anos pagamos os salários em dia e três folhas deixadas em atraso. Agora estamos quitando esta herança perversa e concluindo o pagamento de todos os salários atrasados de 65% dos servidores", afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Segundo o governo, a dívida era de quase R$ 1 bilhão. Dos 85 mil servidores que tinham salários atrasados, serão concluídos os pagamentos de 53 mil neste sábado (29).

Ainda de acordo com o governo, no final de março será concluído o pagamento de outros 22,5 mil e o restante receberá o pagamento no final de maio. Com o pagamento deste sábado ficará faltando quitar aproximadamente R$ 200 milhões.

Por g1 RN

Morre adolescente de 14 anos que estava na fila de espera por UTI Covid pediátrica no RN


Menino aguardava vaga no Hospital Pediátrico Maria Alice 
Fernandes, em Natal, que está com todos os leitos ocupados. — 
Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

28 de JANEIRO 2022 - Um adolescente de 14 anos que aguardava vaga em um leito pediátrico de UTI Covid, morreu nesta sexta-feira (28,) no município de São Tomé, na região do Trairí do Rio Grande do Norte.

Geovani Augusto, de 14 anos, tinha paralisia cerebral, estava com covid-19 e, segundo os médicos, precisava de uma UTI, mas ainda integrava uma lista de espera por leitos críticos.

Ele estava internado desde a última quarta-feira (26) na unidade mista de saúde do município de São Tomé.

Não há registro de vacinação do garoto contra a Covid-19 no RN Mais Vacina, nem na plataforma do Ministério da Saúde.

O sistema de regulação do estado informou que chegou a conseguir uma vaga no Hospital Regional de Currais Novos, no Seridó potiguar, mas a unidade não recebeu o menino por não ter estrutura com leito de UTI pediátrico.

Houve tentativa de conseguir uma transferência para o hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, mas não havia vaga na unidade.

Leitos ocupados

De acordo com a Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sesap), nesta sexta-feira (28), todos os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19 disponibilizados ao público infantil na rede pública de saúde do RN estão ocupados.

Pelo menos 8 pacientes estavam na fila de espera por leitos pediátricos para Covid-19. Dois aguardavam UTIs - um deles era Geovani.

O estado dispõe de dez leitos de UTI e 30 clínicos no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, além de três de UTI no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, na região Oeste.

Em nota, a Sesap lamentou a morte do adolescente e informou que está trabalhando para garantir abertura de novos leitos pediátricos. A secretaria planeja abrir mais 6 leitos de UTI no Hospital Maria Alice Fernandes “dentro do mais curto espaço de tempo”, diz o texto.

A Sesap considerou que a velocidade do agravamento da pandemia e a busca expressiva por leitos, principalmente pediátricos, além adoecimento dos profissionais de saúde, não permite a oferta de leitos na velocidade necessária.

A secretaria também reforçou a importância de que as crianças sejam vacinadas contra a Covid-19 o mais rápido possível. “A vacina é eficaz e segura”, destacou.

Por g1 RN

Moderna inicia testes em humanos para vacina contra o vírus HIV


Uma placa na entrada da sede da Moderna, em Cambridge, 
Massachusetts, EUA — Foto: Brian Snyder/Reuters

28 de JANEIRO 2022 - A farmacêutica Moderna anunciou nesta quinta-feira (27) que iniciou os testes em humanos para uma vacina contra o vírus HIV. O imunizante usa tecnologia de RNA mensageiro, a mesma da vacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêutica.

O ensaio clínico está em fase 1 e é realizado nos Estados Unidos, com a participação de 56 voluntários saudáveis que são HIV negativos.

O objetivo da primeira etapa do estudo é estimular a produção de um determinado tipo de anticorpo (bnAb), capaz de atuar contra as inúmeras variantes circulantes do HIV, o vírus causador da aids.

A nova vacina pretende ensinar as células B, que fazem parte do nosso sistema imunológico, a produzir esses anticorpos. Para isso, o ensaio testará a injeção de um antígeno inicial, ou seja, uma substância capaz de induzir uma resposta imune, e um antígeno de reforço injetado posteriormente.

"A produção de bnAbs é amplamente considerada um alvo da vacinação contra o HIV, e este é um primeiro passo nesse processo", disse o comunicado.

"A busca por uma vacina contra o HIV é longa e difícil, e ter novas ferramentas em termos de antígenos e plataforma pode ser a chave para um rápido progresso", disse Mark Feinberg, diretor da IAVI.

A vacina contra o HIV é desenvolvida em parceria com a Iniciativa Internacional pela Vacina da Aids (IAVI) e o Scripps Research Institute, nos Estados Unidos.

Por g1

Justiça do DF arquiva caso do triplex do Guarujá envolvendo o ex-presidente Lula


28 de JANEIRO 2022 - A juíza Pollyanna Alves, da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, determinou o arquivamento do processo sobre o triplex do Guarujá envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão, desta quinta-feira (27), ocorre depois que a Procuradoria da República no Distrito Federal pediu o arquivamento do caso.

Em manifestação enviada à Justiça Federal, a procuradora da República Marcia Brandão Zollinger apontou a prescrição (fim do prazo para punição) dos supostos crimes cometidos pelo ex-presidente.

A manifestação foi motivada pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que em abril considerou suspeita a atuação do ex-juiz Sérgio Moro no caso e anulou a condenação de Lula.

MP aponta prescrição e decide não apresentar nova denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá

Com a anulação da condenação, a investigação foi encaminhada para a Justiça Federal em Brasília. Além disso, a investigação teria que recomeçar do zero e não seria possível reaproveitar provas colhidas no processo original, de Curitiba.

Na decisão, a juíza reconhece que houve prescrição, já que o prazo para réus com mais de 70 anos é reduzido pela metade.

“Ressalto, por oportuno, que a prescrição ora reconhecida decorre da anulação promovida pelo Supremo Tribunal Federal de todos os atos praticados pelo então juiz federal Sérgio Fernando Moro”, diz.

“Pelo exposto, acolho a promoção ministerial e determino o arquivamento dos autos”, escreveu.

Por Rosanne D'Agostino, g1 — Brasília

UMARIZAL TEM UM DOS PIORES ÍNDICES DE INFESTAÇÃO DO CORONAVÍRUS NA REGIÃO


27 de JANEIRO 2022 - Qual termo utilizar para mostrar tamanha preocupação com os índices que estão sendo apresentados pelas secretarias de saúde das cidades da região?

Muito mais que preocupante, a cada dia vimos o quanto os casos estão em ritmo frenético.

Hoje, tomamos conhecimento dos números de casos na cidade oestana de Umarizal. O município tem, conforme estimativa de 2021, do IBGE, 10.485 habitantes.

O Boletim Epidemiológico divulgado ontem pela secretaria de saúde umarizalense, registra o espantoso número de 470 pacientes em tratamento médico contra o coronavírus. O que faz a relação contingente populacional/paciente em tratamento, ser de 22,30 moradores para cada paciente portando o vírus.

Fonte: RN Política em Dia.

Bolsonaro Libera Aumento De 33% Para Piso De Professores


27 de JANEIRO 2022 - O Presidente Jair Bolsonaro determinou ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que conceda o reajuste máximo para o piso salarial de professores, conforme estabelece a Lei do Piso do Magistério (11.739/2008). Isso levará o valor mínimo dos vencimentos de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,34, uma alta de 33,23%.

O Poder360 apurou que no final da tarde desta 4ª feira (26.jan.2022) Bolsonaro determinou diretamente a Milton Ribeiro que a “missão” é conceder o aumento, contrariando entendimento de alguns técnicos da área financeira do Ministério da Educação, e, sobretudo, de governadores e de prefeitos que terão suas finanças pressionadas.

Confirmada a decisão do Ministério da Educação, o reajuste do piso salarial dos professores da rede pública será de 33,2%. O custo para Estados e cidades com esse aumento será na casa de R$ 30 bilhões neste ano, de acordo com cálculos divulgados em nota pela Confederação Nacional de Municípios. Para o governo federal, segundo apurou o Poder360, o valor seria de R$ 3,8 bilhões neste ano. “Podemos cortar esse valor de outros ministérios”, disse Bolsonaro a seus ministros que acompanham o tema.

Poder 360

Fonte: Blog Robson Pires.

Busca pela primeira dose cresce quase 400% no RN após passaporte vacinal


27 de JANEIRO 2022 - A exigência do passaporte vacinal para ingresso em shoppings, bares, restaurantes e locais fechados no Rio Grande do Norte fez a procura pela primeira dose da vacina contra a covid-19 disparar. De acordo com a plataforma, RN + Vacina, a procura pela D1 uma semana após o anúncio do passaporte vacinal aumentou 347%.

Em números absolutos, 19.005 D1s foram aplicadas a partir do dia 18 de janeiro, data em que o Governo do Estado publicou o decreto com a norma. Uma semana antes, do dia 11 ao dia 17, a soma tinha sido de 4.247 doses.

Os números obtidos pela reportagem da Tribuna do Norte indicam que, em janeiro, foram aplicadas 26.726 D1s no Estado. Dessas, 19.005 foram aplicadas após o anúncio do passaporte, o que corresponde a 71% do total.

Nos postos de saúde de Natal, são vários os relatos de profissionais de saúde sobre pessoas procurando a primeira dose da vacina. Na maioria dos casos, os usuários alegam a exigência do passaporte vacinal como justificativa para a acessar o imunizante.

TN

Fonte: Blog Robson Pires.

Câmara vai gastar R$ 798 mil para reformar móveis de apartamentos de deputados


27 de JANEIRO 2022 - A Câmara dos Deputados vai desembolsar R$ 798 mil para reformar móveis dos apartamentos funcionais dos parlamentares em Brasília.

De acordo com informações da coluna de Guilherme Amado, no portal Metrópoles, a licitação para contratar a empresa responsável pelos consertos será aberta na próxima semana.

Ainda segundo a publicação, serão reformados sofás, poltronas, pufes, camas, sofás-camas e mesas de jantar. Os maiores custos serão para a troca de tecidos de 60 sofás de dois lugares, R$ 62 mil. Para reformar 45 sofás de três lugares, o custo será de R$ 54 mil para os cofres públicos.

Antes disso, no mês passado, a Câmara já havia lançado um outro edital para reformar os apartamentos funcionais localizados em áreas nobres. Segundo o colunista, o valor empenhado foi de R$ 2,1 milhões.

Fonte: Blog Robson Pires.

No RN só há seis UTIs públicas para crianças com Covid-19


27 de JANEIRO 2022 - No Rio Grande do Norte (RN), só conta seis UTIs pediátricas públicas estão ocupadas –três leitos estão na região metropolitana de Natal (RN) e outros três na região do Alto Oeste. Cadê a competência do secretário Cipriano Maia? É somente uma pergunta.

Em reunião na manhã desta quarta (26), o Governo Fatima Fátima definiu a expansão de leitos de UTI pediátrica no Hospital de Referência para Covid-19, chegando a dez vagas nos próximos dias.

A avaliação do Governo é que o avanço na vacinação infantil pode ajudar a frear os casos mais adiante. A procura no Rio Grande do Norte (RN), porém, ainda está abaixo do esperado, o que tem levado a reforço nas campanhas. “Não tem como suportar negacionismo neste momento”, diz a secretária-adjunta de saúde do estado, Lyane Ramalho.

Fonte: Blog Robson Pires.

Fátima Bezerra vai esperar comitê sobre reinicio das aulas



NOTA Á IMPRENSA

27 de JANEIRO 2022 - O Governo do Estado do Rio Grande do Norte (RN) aguarda as próximas recomendações do Comitê Científico quanto ao atual cenário epidemiológico da Covid-19, além dos casos de gripe, e que devem auxiliar à tomada de decisões também quanto ao retorno às aulas presenciais na rede pública estadual. Esse reinício, por enquanto, permanece com data prevista pata o dia 7 de fevereiro. O que ficou adiado foi a jornada pedagógica que aconteceria nos dias 01 e 02 de fevereiro.

As secretarias de Estado da Saúde e da Educação monitoram a situação, que atualmente apresenta uma crescente incidência de professores e colaboradores adoecidos, seja em função da Covid-19, ou mesmo gripe, assim como vários setores das atividades públicas ou privadas que começam a enfrentar dificuldades na continuidade efetiva de seus serviços.

Fonte: Blog Robson Pires.

Uern adia volta 100% presencial das aulas para 14 de março

Prédio da UERN, em Mossoró — Foto: Oscar Xavier/Inter TV 
Cabugi

27 de JANEIRO 2022 - A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) informou nesta quarta-feira (26) que adiou o retorno 100% presencial das aulas para o dia 14 março, diante da alta de casos de Covid em todo o estado.

Dessa forma, as aulas que começam no dia 2 de fevereiro serão remotas na parte teórica. Já as aulas práticas e teórico-práticas podem ser feitas de forma presencial. A instituição anunciou em dezembro que cobrará passaporte vacinal dos alunos.

A Universidade autorizou os departamentos acadêmicos a flexibilizarem o horário dessas aulas da modalidade presencial a depender da conjuntura específica do curso.

Já as aulas presenciais voltam em 14 de março, segundo a universidade, "quando se espera que se observe maior segurança sanitária frente ao quadro pandêmico".

Segundo o comunicado, os conselheiros de Ensino, Pesquisa e Extensão concordaram que, embora o ensino remoto não seja a escolha ideal do ponto de vista puramente pedagógico, "não se pode ignorar os riscos de morte trazidos com o espantoso aumento de casos de Covid-19, especialmente da variante Ômicron".

A universidade explicou que há um cobrança de alunos daqueles cursos que demandam maior frequência prática, como os da Saúde, além do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) quanto ao retorno de pelo menos 25% das atividades presenciais em fevereiro.

“Todos os cursos da Uern têm componentes teórico-práticos. Nós temos 240 componentes, que somam mais de 400 turmas envolvendo componentes práticos e teórico-práticos”, explicou a professora Mayra Rodrigues, titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

Para a pró-reitora, esse retorno em fevereiro "dá segurança para uma volta gradativa, para que a gente possa monitorar melhor” o aumento de casos de Covid e também seja contemplada a volta presencial num percentual equivalente ao requerido.

Segundo a reitora da Uern, a professora Cicília Maia, foi de fundamental importância o diálogo e construção para a construção do calendário letivo. Segundo ela, desde o início da pandemia, a Universidade apresentou uma postura séria, prudente e cuidadosa com a saúde de sua comunidade e com toda a sociedade.

“A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte continuará realizando, diuturnamente, todas as medidas necessárias para nossa retomada gradual e segura. Vamos juntas e juntos na certeza de que nossa missão é grandiosa, inclusive de orientar nossa comunidade e sociedade. Continuaremos agindo sob a orientação da ciência. Não abriremos mão disso”, frisou.

Na sexta-feira (28), a Reitoria promove uma reunião com as unidades acadêmicas para alicerçar o plano de retorno presencial com segurança.

Por g1 RN

Estados anunciam congelamento do ICMS sobre combustíveis por mais dois meses


27 de JANEIRO 2022 - Os governadores chegaram a anunciar, em meados deste mês, que o congelamento do ICMS sobre combustíveis não seria renovado, mas recuaram.

A medida ocorre em meio à alta dos combustíveis, provocada pelo aumento do petróleo no mercado internacional e pela disparada do dólar - fatores levados em conta pela Petrobras para reajustar os preços.

Em comunicado, os secretários de Fazenda informaram, porém, que os governadores defenderam que sejam criadas "soluções estruturais para a estabilização dos preços dos combustíveis, como um fundo de equalização de preços".

Eles avaliaram, ainda, que só o congelamento do ICMS "não é suficiente para impedir os reajustes dos combustíveis, visto que os elementos centrais dos aumentos são a variação do dólar e a política da Petrobras de paridade com o mercado internacional do petróleo".

Como funciona

Pelo modelo anterior, que deixa de vigorar até o fim de março, cada estado define o chamado "preço médio ponderado ao consumidor final" a cada 15 dias. Como mudava a cada 15 dias, todo aumento de preço nas refinarias altera o preço médio e eleva o ICMS.

Com o congelamento do preço médio ponderado até março, os aumentos da Petrobras anunciados nos últimos meses não serão considerados na base de cálculo do ICMS — atenuando o impacto dos reajustes dos combustíveis nas refinarias.

Entretanto, esse congelamento do preço médio ponderado não impedirá que eventuais reajustes anunciados pela Petrobras nas refinarias sejam repassados aos preços dos combustíveis na bomba.

Como o ICMS não é o único fator que encarece o preço na bomba, a mudança de outros fatores (como a alta do petróleo e do dólar) pode continuar elevando o preço para o consumidor final.

PEC do governo

O governo federal, por sua vez, prepara uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para tentar conter a alta dos combustíveis.

A proposta prevê uma possibilidade de reduzir ou zerar tributos federais e estaduais sobre diesel e gás de cozinha, além da criação de um fundo de estabilização do preço dos combustíveis.

A PEC pode ser enviada ao Congresso Nacional na semana que vem, quando os parlamentares retomarão os trabalhos.

A área econômica, entretanto, avalia que o efeito esperado com a proposta pode ser anulado ou até mesmo ir no sentido contrário, contribuindo para a alta dos combustíveis no país.

Por Alexandro Martello, g1 — Brasília

Ministério Público e Defensoria entram com ação na Justiça para que Natal suspenda eventos e cobre passaporte da vacina


Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN); sede da 
procuradoria-geral do RN — Foto: MPRN/Divulgação

27 de JANEIRO 2022 - O Ministério Público e a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte entraram com uma ação na Justiça para pedir que o Município de Natal seja obrigado a proibir a realização de eventos de massa e exija a comprovação do passaporte vacinal

Na ação civil pública protocolada com pedido de urgência, os órgãos pedem que as medidas sejam adotadas para ampliar o controle da crise sanitária causada pela pandemia da covid-19 e sejam mantidas até que ocorra novo controle da transmissibilidade do coronavírus na capital.

Procurada, a Prefeitura de Natal afirmou que vai se posicionar sobre o assunto após a decisão da Justiça.

Em outra ação aberta no início da semana, o MP e a Defensoria já pediram que a determinação para que o governo do estado suspenda os eventos de massa. No primeiro despacho sobre o assunto, o juiz deu prazo de 48 horas para que o governo se posicione sobre a medida.

O governo do estado decretou a exigência de passaporte da vacina para entrada em órgãos públicos estaduais, além de shoppings, bares, restaurantes e outros estabelecimentos no dia 18 de janeiro. A medida passou a valer na última sexta-feira (21).

Porém, a Prefeitura de Natal publicou um decreto municipal revogando a exigência do passaporte vacinal nos comércios da capital potiguar. O mesmo decreto, inicialmente, suspendia shows e eventos públicos e privados na capital. Porém, no mesmo dia, o município voltou atrás e liberou as festas com grande público.

Segundo a ação do MP e da Defensoria Pública, a exigência do passaporte vacinal - comprovante de que a pessoa está com as doses da vacinação contra Covid-19 em dia - tem servido como política indutora para o aumento da adesão vacinal e vem sendo utilizada para o combate à expansão da variante ômicron e o atual recrudescimento dos casos de infecção pelo vírus.

Por g1 RN

Ministério pede que pais procurem recomendação médica para vacinar crianças; especialistas criticam


Vacinação de crianças em Manaus, no Amazonas — Foto: 
Divulgação

27 de JANEIRO 2022 - Ao anunciar nesta quarta-feira (26) a distribuição de 2,5 milhões de doses contra a Covid-19 para as crianças, o Ministério da Saúde voltou a pedir que os pais "procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização".

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e especialistas entrevistados pelo g1 são contra o pedido do governo federal: avaliam que ela teria potencial de "travar" a campanha para a faixa etária.

"Para a imunização das crianças de 5 a 11 anos é necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. A orientação da Pasta é que os pais ou responsáveis por suas crianças procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização", diz publicação no site do Ministério da Saúde.

O g1 entrou em contato com a pasta e pediu esclarecimentos sobre os fundamentos técnicos sobre necessidade de uma análise médica antes da imunização infantil. Até a última atualização desta reportagem, não havia recebido uma resposta.

Nesta quinta-feira (27), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que não viu a publicação do Ministério da Saúde e que o que a pasta faz é uma recomendação. "Eu não vi essa nota, porque essa é uma nota da Secovid. Não é uma imposição, é uma recomendação. A campanha está indo bem, tem uma adesão satisfatória."

Por Carolina Dantas, g1

FRUTUOSO GOMES: POPULAÇÃO PRECISA FICAR ATENTA. MUNICÍPIO OESTANO TEM UM DOS MAIORES AUMENTOS PROPORCIONAIS NO NÚMERO DE CASOS POSITIVADOS


26 de JANEIRO 2022 - A pequena cidade de Frutuoso Gomes vive um clima de angústia, com os elevadíssimos aumentos no número de casos de coronavírus, especialmente os dados referentes ao Boletim Epidemiológicos de ontem, que mostra um crescimento estratosférico de 300% nos casos suspeitos, em apenas 24 horas.

Um percentual inimaginável, diante do tamanho do município, que fica localizado no Oeste potiguar.

Já os números de casos monitorados, teve um gigantesco acréscimo de 312,50%.

No que se refere os casos confirmados, ou seja, onde o paciente está com o vírus ativo, podendo transmitir para qualquer outra pessoa, este aumento foi de 52,83%, entre segunda e terça-feira (ontem).
Isso incide dizer, que a cada hora, a elevação de casos confirmados no município foi de 2,20%.

Fonte: RN Política em Dia.

ANTÔNIO MARTINS: 101 CASOS POSITIVOS, CONFORME ÚLTIMO BOLETIM DE 24 DE JANEIRO


26 de JANEIRO 2022 - A cidade de Antônio Martins, é outro município onde o número de casos de pacientes em tratamento pelo coronavírus, cresceu descontroladamente.

No último boletim epidemiológico divulgado, são 101 casos ativos. Isso, datado de 24 de janeiro. ou seja, dois dias atrás.

Entramos em contato com o secretário de saúde do município, Antônio Martins, o odontólogo Eudes Mesquita, não atendeu a ligação.

Entendemos está ocupado, diante da demanda neste tempo de pandemia.

Também fizemos contato com a subsecretária de saúde, Joelma, que respondeu nosso bom dia, contudo não mais pronunciou-se.

Fonte: RN Política em Dia.

Vídeo: Mãe flagra enfermeira injetar seringa sem aplicar vacina contra Covid em criança


26 de JANEIRO 2022 - Uma mãe flagrou a enfermeira injetando a seringa no braço do garoto sem aplicar o imunizante, ao registrar o filho de 11 anos tomando a vacina contra a Covid-19. O caso ocorreu na manhã desta terça-feira (25) em um posto em Taubaté (SP). De acordo com a mãe do garoto, o filho estava ansioso pela vacina. Ao perceber que a profissional da saúde havia retirado a seringa sem apertar o êmbolo para aplicar o imunizante, ela alertou a equipe da unidade de saúde do Jardim Mourisco.

Após ser constatado pela filmagem que o garoto não havia tomado a vacina, ele recebeu a dose de forma correta. Em nota, a Prefeitura de Taubaté informou que a situação foi pontual e que tomou providências administrativas sobre o caso. A administração ressaltou que a criança não saiu da unidade sem a vacina.

“A Prefeitura de Taubaté esclarece que, antes de iniciar a campanha para esta faixa etária, toda equipe de enfermagem das 7 unidades envolvidas na vacinação das crianças recebeu orientação, de maneira pessoal e por escrito, sobre os procedimentos técnicos para aplicação da vacina”, disse o comunicado.

Fonte: Blog Robson Pires.

Vacinação reduz em quase cinco vezes a taxa de mortes por Covid no RN, diz Sesap


Natal inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos na terça-feira 
(18); veja locais de aplicação — Foto: Alex Régis

26 de JANEIRO 2022 - A taxa de letalidade por covid-19 caiu quase cinco vezes após a vacinação da população do Rio Grande do Norte contra a doença, segundo divulgou a Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira (26).

O estudo comparou os dados de dezembro de 2021 e janeiro de 2022 no Rio Grande do Norte, com os números da primeira onda da pandemia, em 2020, quando ainda não havia vacinação contra a doença. O resultado foi um índice 4,7 vezes menor de mortes, em relação ao número de casos positivos da doença.

Caso os índices fossem iguais, 505 vidas a mais teriam sido perdidas este ano para a Covid-19, informou a Sesap.

O estudo foi realizado pelo comitê de especialistas montado pelo estado para enfrentamento à pandemia.

Segundo a avaliação dos dados feita pelo professor Ângelo Roncalli, na atual onda foram registrados 21.956 casos de Covid-19 e 133 óbitos, com uma letalidade de 0,6 no estado.

A Sesap considera que a taxa pode ser ainda menor, por que há "subnotificação de casos, diante da dificuldade para realização de testes".

Se a terceira onda tivesse ocorrido nas mesmas condições da primeira (maio a julho de 2020), quando não havia vacina disponível, o número de óbitos chegaria a 638, comparou a pasta.

O estudo concluiu também que se a terceira onda estivesse ocorrendo nas condições iguais às da segunda (março a julho de 2021), quando a campanha de vacinação estava em velocidade longe da ideal, o total de óbitos seria de 400, ou seja, 267 óbitos a mais.

“Atribuímos esse quadro à vacinação, porque as pessoas que estão hoje sendo hospitalizadas com quadros graves não estão vacinadas ou estão com seu ciclo vacinal incompleto, faltando a segunda ou a terceira dose, que é muito importante para fazer um papel protetor contra a nova variante. Então fica o alerta para as pessoas se vacinarem e se protegerem, pois as pessoas vacinadas que contraem a covid estão desenvolvendo as formas leves da doença, sem necessidade de serem hospitalizadas”, disse Janeusa Souto, professora titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN e integrante do comitê de especialistas.

A professora defendeu o passaporte vacinal como forma de incentivar a vacinação junto à população que ainda não tomou as doses ou não completou o esquema vacinal.

“A cobrança do passaporte vacinal deve ser vista como uma política de saúde pública, no sentido de estimular a população não vacinada a buscar a vacinação e se proteger, é um direito coletivo à saúde e essencial ao controle da pandemia”, ressaltou.

Vacinação

Segundo dados do sistema RN Mais Vacina, usado na administração da vacinação no Rio Grande do Norte, 85% da população do estado tomou a primeira dose do imunizante contra a doença, até esta quarta-feira (26). O índice é maior entre os adultos (91%), chega a 83% no caso dos adolescentes e é bem menor no público infantil, que começou a ser vacinado neste mês (5%).

Já o percentual da população que tomou a segunda dose é menor e está em 76%. Quanto à dose de reforço, são apenas 23%.

Governo decretou passaporte da vacina

O governo do Rio Grande do Norte publicou no dia 18 de janeiro um decreto que exige o passaporte vacinal para entrada em shoppings, cinemas, bares e restaurantes. O documento determina que todos os ambientes fechados devem exigir a comprovação da vacina contra a Covid, assim como ambientes abertos com capacidade superior a 100 pessoas.

No entanto, a prefeitura de Natal publicou um decreto nesta terça-feira (25) que contraria a determinação estadual e libera os empreendimentos da obrigação.

No mesmo dia, shoppings da capital deixaram de exigir o comprovante de vacinação aos seus clientes.

Por g1 RN

Número de adultos vacinados com 1ª dose aumenta quase 99% na semana após decreto de passaporte vacinal no RN

Vacinação contra a Covid-19 no RN — Foto: Kleber 
Teixeira/Inter TV Cabugi

26 de JANEIRO 2022 - Nos últimos 7 dias, o número de pessoas com mais de 18 anos que procuraram os postos para tomar a 1º dose da vacina contra a Covid-19 cresceu 98,71% no Rio Grande do Norte, segundo dados do portal Regula RN, usado na administração da campanha de vacinação no estado.

De acordo com a coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde Pública, o aumento está diretamente relacionado à obrigatoriedade do comprovante de vacina.

No dia 18 de janeiro, o governo do Rio Grande do Norte publicou um decreto exigindo passaporte vacinal para entrada em shoppings, cinemas, bares e restaurantes. O documento determina a comprovação da vacina contra a Covid em ambientes fechados ou abertos, com capacidade superior a 100 pessoas.

Na semana que antecedeu a publicação do decreto, de 11 a 18 de janeiro, 2.481 adultos haviam recebido a primeira dose no RN. Já na semana seguinte, de 19 a 25, foram 4.930 pessoas. Um aumento 98,71%.

No dia 18 de janeiro, Natal e outras cidades do estado também começaram a vacinação de crianças contra a a Covid-19.

De acordo com o Regula RN, o número de pessoas que procuraram os postos para receber a 2ª dose também aumentou após o decreto do passaporte vacinal.

Do dia 11 ao dia 18 de janeiro, 8.373 pessoas receberam a vacina em todo estado. Após a publicação do decreto, do dia 19 até esta terça-feira (25), 10.354 pessoas receberam a D2. Um aumento de 23,65%.

“De um modo geral eram pessoas que muito provavelmente não iriam tomar vacina por diversos motivos. E que agora estão fazendo a adesão”, comentou Kelly Lima, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.

Por g1 RN

Ministério da Saúde envia 700 mil doses de CoronaVac para crianças a 12 estados; veja lista


Jundiaí abre agendamento de vacinação contra a Covid para 
crianças de 6 a 11 anos — Foto: Prefeitura de 
Jundiaí/Divulgação

26 de JANEIRO 2022 - O Ministério da Saúde anunciou, na terça-feira (25), o envio de mais de 700 mil doses da CoronaVac e 1,8 milhão de doses da Pfizer para a vacinação de crianças contra a Covid-19. A previsão é de que as doses cheguem até esta quinta-feira (27).

Segundo a própria pasta, este é o primeiro envio de doses da CoronaVac destinadas especificamente a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Ao todo, serão 733.720 doses da vacina enviadas a 12 estados (veja lista mais abaixo).

De acordo com o governo, neste primeiro momento, o envio da vacina é emergencial e vai atender os estados que sinalizaram ter poucas doses em estoque. O Ministério da Saúde disse que vai aguardar retorno dos estados sobre quantas doses têm e qual a demanda pela vacina.

Como a dose da CoronaVac aplicada em crianças e adolescentes é a mesma dada a adultos, capitais de ao menos 20 estados que tinham vacinas disponíveis – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Acre, Rio Grande do Norte, Goiás, Sergipe, Santa Catarina, Alagoas, Paraíba, Piauí, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rondônia, Amapá, Roraima, Paraná e Rio Grande do Sul– , além do Distrito Federal, já começaram a vacinação das crianças sem comorbidade, por idade, mesmo antes do envio de mais doses pelo governo.

Outros estados, como Mato Grosso, aguardavam a chegada de doses para começar a imunização desse grupo. O estado consta na lista de envio do Ministério da Saúde.

No caso da vacina da Pfizer, a prioridade de imunização deverá ser dada a crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades; crianças indígenas e quilombolas; crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave da Covid-19; e, depois, em crianças que não estão nas categorias anteriores, conforme a idade, em ordem decrescente.

Já a CoronaVac não tem orientações de prioridade; ao aprovar a vacina para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, a Anvisa recomendou que ela não fosse dada a imunossuprimidos.

Por g1

Sindicato denuncia abusos e agressões em curso para policiais penais de Minas; FOTOS


Sindicato denuncia abusos e agressões em curso para policiais 
penais de MG — Foto: Reprodução

26 de JANEIRO 2022 - O Sindicato de Policiais Penais de Minas Gerais (Sindppen) denuncia abusos e agressões a participantes de um curso que está sendo realizado desde o início do mês em Belo Horizonte e na Região Metropolitana.

De acordo com a entidade, o treinamento é voltado para profissionais que já fazem parte dos quadros da Polícia Penal de Minas Gerais e querem atuar no Comando de Operações Especiais (Cope).

Segundo o diretor-executivo do Sindppen, Patrick Castro, em 3 de janeiro, 126 policiais penais iniciaram o curso, mas agora menos de 20 seguem no treinamento.

“Muitos estão desistindo pela forma que está sendo conduzido o curso, pela forma vexatória que estão sendo tratados”, disse.

De acordo com Castro, há denúncias de agressões físicas e psicológicas e relatos de servidores que apanharam com bambu e corda.

"Um colega está com hematomas nas pernas e nádegas", afirmou. Fotos também mostram machucados na mão que teriam sido provocados pelo treinamento.

Ainda de acordo com o sindicato, o curso chegou a ser suspenso na semana passada por causa de um foco de casos de Covid-19.

Segundo o diretor-executivo, as denúncias devem ser levadas também ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O que diz a Sejusp

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública disse que tomou conhecimento das imagens que circulam nas redes sociais e que será apurada a veracidade das informações.

“Também já foi solicitada a abertura de investigação para apurar possíveis excessos cometidos ao longo do curso em questão, bem como a responsabilização daqueles que eventualmente veiculam imagens inverídicas”, afirmou.

Até a última atualização desta reportagem, a pasta não havia respondido sobre a suspensão das aulas por causa de casos de Covid-19.

PM investiga agressões em outro curso

A denúncia do Sindppen foi feita na mesma semana em que veio à tona outro caso envolvendo curso de treinamento de integrantes da segurança pública de Minas.

Vídeos que circulam na internet mostram policiais militares agredindo colegas que participavam de um curso do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam), em Belo Horizonte.

Segundo a Polícia Militar (PM), os vídeos foram registrados em outubro do ano passado, mas somente agora o comando da corporação tomou conhecimento da situação.

Neste domingo (23), uma investigação foi aberta e dez militares que participaram do planejamento e execução do curso, entre praças e oficiais, foram afastados das atividades de docência.


Por Raquel Freitas, g1 Minas — Belo Horizonte

Brasil tem novo aumento na ocupação de leitos em UTI para Covid, indica Fiocruz

Imagem mostra nível de ocupação dos leitos de UTI desde julho 
de 2020 — Foto: Fiocruz

26 de JANEIRO 2022 - O Brasil registrou aumento nas taxas de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em 11 estados e no Distrito Federal, informou a Fiocruz em boletim divulgado nesta quarta-feira (26).

O maior aumento na ocupação em pontos percentuais foi no DF, que também registrou a pior taxa de ocupação: 98%. Na semana passada, o índice era de 74%. O crescimento foi igual ao do Amapá, que viu aumento de 45% para 69% nos leitos intensivos ocupados.

Com o acréscimo de leitos, Maranhão, Mato Grosso e Pernambuco registraram queda nas ocupações; Pernambuco, entretanto, continua na zona de alerta crítico, com 81% dos leitos ocupados.

Ao todo, 6 estados e o DF têm alerta "crítico" no nível de ocupação dos leitos. Outros 12 estados ficaram na zona de alerta intermediário, e apenas 8 não entraram na zona de alerta.

Estados com ocupação crítica nos leitos de UTI:

Distrito Federal (98% de ocupação)

Rio Grande do Norte (83% de ocupação)

Goiás e Piauí (82% de ocupação)

Pernambuco (81% de ocupação)

Espírito Santo e Mato Grosso do Sul (80% de ocupação)

Espírito Santo, Goiás e Pernambuco já tinham alerta crítico na ocupação dos leitos na semana passada.

Por g1

Cidade de SP tem maior taxa de transmissão de Covid desde início da pandemia

Teste de Covid em UBS de São Paulo. — Foto: 
CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

26 de JANEIRO 2022 - A taxa de transmissão de Covid-19 na cidade de São Paulo nunca esteve tão alta, segundo pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Unesp. De acordo com os cientistas, nesta quarta-feira (26) a taxa está em 1,79, o que significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 179.

O pico anterior havia sido em março de 2021, na segunda onda da Covid, quando este índice chegou a 1,70.

De acordo com os pesquisadores, o número atual está em aceleração, e a previsão é que no dia 31 de janeiro a taxa de transmissão chegue a 1,86.

Simbolizado por RT, o "ritmo de contágio" é um número que traduz o potencial de propagação de uma doença: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança. Quando é menor, ela recua.

Ocupação de hospitais

Esta alta reflete na ocupação dos hospitais públicos da cidade que são referência na doença. No Hospital da Brasilândia, na Zona Norte da capital, a ocupação de UTI é de 86% e na enfermaria, 86%.

No Hospital Guarapiranga, na Zona Sul, a UTI tem 76% de ocupação, com 144 pacientes, e a enfermaria 68% de leitos ocupados, com 47 pacientes.

Nos hospitais particulares a situação também é preocupante. A taxa de ocupação de UTIs de 80% deles está em torno de 40%.

Alta demanda de testes

A cidade de São Paulo recebeu na segunda-feira (24) 350 mil testes rápidos de Covid-19. A Prefeitura acredita que o estoque atual seja suficiente para atender a população por mais 30 dias. A procura por testes é grande nos postos de saúde e em clínicas particulares da capital há semanas.

A Prefeitura informou que um novo pregão será aberto para a compra de mais 1 milhão de testes nas próximas semanas, de acordo com a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em saúde da capital, Sandra Sabino.

“Diante da ômicron no mundo, o número de casos, em todos os países, a demanda por testes tem sido muito grande, então os laboratórios não vêm dando conta de entregar encomendas dos estados e dos países.”

Por Bom Dia SP

Centros públicos de atendimento a pessoas com sintomas gripais têm metade dos testes positivos para Covid em Natal e Mossoró


Cemure, em Natal. — Foto: Anna Alyne Cunha / Intertv Cabugi

25 de JANEIRO 2022 - Dois centros públicos de atendimento para pessoas com síndromes gripais abertos em Natal e Mossoró - as duas maiores cidades do Rio Grande do Norte - registraram praticamente metade de resultados positivos entre os testes de covid-19 realizados nesta segunda-feira (24).

Tanto o centro aberto pela prefeitura de Natal no Cemure, na Zona Oeste de Natal, quanto a unidade aberta pela prefeitura de Mossoró no ginásio Pedro Ciarlini registraram recordes de atendimento ao longo do dia.

Na capital potiguar, Natal, cerca de 48% dos testes tiveram resultados positivo. Em Mossoró, na região Oeste potiguar, esse número foi ainda maior: 52%.

Natal

No Cemure, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, Zona Oeste da capital, só nessa segunda (24), foram realizados 536 atendimentos e 470 testes, de acordo com a coordenação. Esse foi maior número de atendimentos já registrados em um único dia no local.

Dos testes, 228 tiveram resultados positivos para a Covid-19, o que representa 48%. Outros 242 testes foram negativos.

O centro que funciona das 8h às 17h teve que fechar as portas por volta das 13h nessa segunda (24), por causa da quantidade de pessoas que aguardavam na fila para a realização dos testes. Quem não conseguiu fazer o exame teve que retornar na manhã desta terça (25).

O comerciante Dalmir Ramos foi um deles. “Vim ontem, mas não consegui nem entrar. Era umas 10h30. Hoje eu vim mais cedo, mas está do mesmo jeito. Só Deus sabe que horas vou sair daqui”, contou.

O autônomo Anderson Santana foi o primeiro a chegar ao Cemure. “Cheguei às 2 da manhã pra tentar ser atendido logo. Já fui na UPA e mandaram eu vir para cá, disseram que quanto mais cedo eu chegasse, mais rápido eu ia ser atendido. Eu estou aqui com dor de cabeça, dor nos olhos, febre e sem sentir o paladar”, relatou.

Mossoró

Em Mossoró, a coordenação do centro de testagem que funciona no Ginásio Pedro Ciarlini, também registrou recorde no número de testes realizados em um único dia. Foram 1.014 do tipo SWAB rápido, sendo 534 resultados positivos e 480 negativos. Em termos percentuais, cerca de 52,6% das pessoas que fizeram os testes, estavam com a Covid-19.

O centro que fechou no ano passado, foi reaberto nessa segunda-feira (24), com o intuito de desafogar a demanda por testes nas três UPAS’s do município. Antes mesmo da abertura dos portões por volta das 8h, mais de 500 fichas já haviam sido entregues.

Na manhã desta terça (25), até as 9h, mais de 800 fichas foram distribuídas. O centro funciona das 8h às 17h, sem intervalo.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mossoró informou que aguarda ainda para essa semana a chegada de mais de 20 mil kits com testes que serão enviados pelo Ministério da Saúde.

Por Anna Alyne Cunha e Hugo Andrade, Intertv Cabugi/Costa Branca

Mais de 680 mil potiguares estão com 3ª dose da vacina contra a Covid atrasada


25 de JANEIRO 2022 - O Rio Grande do Norte tem 682 mil pessoas com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 atrasada, segundo dados divulgados nessa segunda-feira (24) pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN).

São exatamente 682.899 pessoas que poderiam ter tomado a 3ª dose, mas não compareceram aos postos de saúde para receber a vacina. A maioria está em Natal – onde 188 mil pessoas não deram sequência à imunização.

No grupo dos atrasados para a 3ª dose, estão idosos com mais de 60 anos que receberam a 2ª dose há mais de três meses, adultos com mais de 18 anos que receberam a 2ª dose há mais de quatro meses e imunossuprimidos que tomaram a D2 há mais de 28 dias.

Além dos atrasados para a 3ª dose, há um grupo de potiguares que sequer completaram o esquema vacinal com a 2ª dose. Estão nesse rol 222.435 cidadãos, sendo que a maioria está em Natal (65.994 pessoas). Todos devem receber primeira e segunda doses, até aqueles que receberam o imunizante da Janssen.

No Rio Grande do Norte, a primeira e a segunda doses estão disponíveis para toda a população acima de 12 anos de idade. As crianças com idade entre 5 e 11 anos também já podem ser vacinadas contra a Covid-19, mas apenas com a dose pediátrica da Pfizer. A Coronavac está liberada para este público, mas as doses ainda não foram disponibilizadas.

Fonte: Blog Robson Pires.

Após prefeitura de Natal publicar decreto contra passaporte da vacina, governo diz que medida segue obrigatória em todo o RN

Shoppings de Natal passaram a exigir passaporte vacinal na 
última sexta-feira (21), após decreto do município — Foto: Anna 
Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

25 de JANEIRO 2022 - Após a prefeitura de Natal publicar nesta terça-feira (25) um decreto que libera shoppings, bares, restaurantes e outros estabelecimentos da obrigatoriedade de exigir o comprovante da vacinação da Covid-19 para o acesso de clientes, o governo do Rio Grande do Norte afirmou que a medida continua sendo obrigatória em todo o Rio Grande do Norte.

"O governo entende que, assim como decisões judiciais já proferidas para diminuir dúvidas durante a pandemia, o Passaporte Vacinal continua obrigatório para todo o Estado do Rio Grande do Norte, uma vez que prevalece, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, as medidas mais restritivas", afirmou o governo estadual em uma nota publicada no início da tarde.

Na prática, vários estabelecimentos, como os shoppings da capital, deixaram de seguir o decreto estadual na manhã desta terça-feira (25) logo após a publicação do decreto municipal no Diário Oficial. A exigência passou a valer na última sexta-feira (21) em todo o estado.

Na segunda-feira (24), entidades empresariais como a Federação do Comércio do RN (Fecomércio) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) já haviam solicitado a revogação da medida ao governo do estado, alegando prejuízos ao comércio, mas o chefe do Gabinete Civil do RN informou aos empresários que a revisão do decreto estadual só seria feita em duas semanas.

Exigência ampliou a vacinação, diz governo

Ainda na nota, o governo do estado afirmou que tomou a medida diante do agravamento da pandemia e considerou que a exigência do passaporte vacinal ampliou a vacinação da população.

"A exigência da comprovação do ciclo vacinal foi responsável pelo aumento de 95,6% de vacinas aplicadas no último sábado (22 de janeiro), se comparado ao sábado anterior (15 de janeiro). Em um único dia de vacinação disponibilizada no litoral potiguar, quase 10 mil doses foram aplicadas, mesmo com a ausência do município de Natal que, convidado a contribuir com o 'Dia D da vacinação', não manifestou interesse em participar da ação", afirmou o governo.

Em relação ao cancelamento dos eventos, no município de Natal, o governo afirmou que já tinha se posicionado como apoiador das medidas mais restritivas adotadas pelas prefeituras, colocando-se à disposição, inclusive, para contribuir com a fiscalização caso seja solicitada.

Por g1 RN

Orçamento: Bolsonaro corta verbas voltadas para indígenas, quilombolas e para pesquisas científicas

 

25 de JANEIRO 2022 - Ao sancionar o Orçamento de 2022, o presidente Jair Bolsonaro vetou recursos que haviam sido aprovados para as áreas de pesquisas científicas e para políticas públicas voltadas para indígenas e quilombolas.


Os cortes também atingiram projetos para a consolidação de assentamentos rurais, para pesquisas em universidades, para reforma agrária e regularização fundiária e para políticas de igualdade e enfrentamento à violência contra as mulheres.

O presidente também cortou R$ 11 milhões que iriam para pesquisa e desenvolvimento tecnológico em saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ao todo, os cortes de Bolsonaro chegaram a R$ 3,18 bilhões.

Na análise por ministérios, Trabalho e Educação sofreram os maiores cortes no Orçamento, segundo números divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Economia.

Somente o Ministério do Trabalho teve um corte de R$ 1 bilhão. Já o Ministério da Educação teve um corte de R$ 739,9 milhões.

Por outro lado, foi mantido o fundo partidário de R$ 4,9 bilhões e valor de R$ 1,7 bilhão para reajuste de servidores. Além disso, segundo o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Felipe Salto, o corte de R$ 3,18 bilhões no Orçamento de 2022 pode, na prática, abrir mais espaço para reajustes de servidores públicos - que pode chegar, no limite, a R$ 4,9 bilhões.

Veja os cortes nos demais ministérios:

Desenvolvimento Regional: R$ 458,7 milhões;

Cidadania: R$ 284,3 milhões;

Infraestrutura: R$ 177,8 milhões;

Agricultura: R$ 87,2 milhões;

Saúde: R$ 74,2 milhões;

Ciência, Tecnologia e Inovações: R$ 73 milhões;

Comunicações: R$ 63,5 milhões;

Defesa: R$ 62,1 milhões;

Justiça e Segurança Pública: R$ 54,8 milhões;

Meio Ambiente: R$ 35,1 milhões;

Turismo: R$ 35,1 milhões;

Mulher, Família e Direitos Humanos: R$ 16,5 
milhões;

Minas e Energia: R$ 11,4 milhões;

Relações Exteriores: R$ 3,6 milhões;

Presidência da República: R$ 1,8 milhão

Banco Central: R$ 100 mil

Ministério da Economia: R$ 100 mil

O governo informou que os valores foram vetados a fim de ajustar o Orçamento às despesas obrigatórias de pessoal e encargos sociais. Caso queira recompor os recursos, terá que encaminhar ao Congresso projeto de lei de crédito adicional.

O governo informou que os valores foram vetados a fim de ajustar o Orçamento às despesas obrigatórias de pessoal e encargos sociais. Caso queira recompor os recursos, terá que encaminhar ao Congresso projeto de lei de crédito adicional.

Veja as áreas que sofreram cortes:

Pesquisa, desenvolvimento científico, difusão do conhecimento e popularização da ciência nas unidades de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia. Valor vetado: R$ 429 mil.

Apoio a projetos de tecnologias aplicadas, tecnologias sociais e extensão tecnológica articulados às políticas públicas de inovação e desenvolvimento sustentável do Brasil. Valores vetados: R$ 25,9 milhões + R$ 35 milhões.

Fomento à pesquisa e desenvolvimento voltados à inovação, a tecnologias digitais e ao processo produtivo nacional. Valores vetados: R$ 1,1 milhão + R$ 608 mil.

Fomento a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico nacional. Valor vetado: R$ 859 mil

Formação, capacitação e fixação de recursos humanos para o desenvolvimento científico. Valor vetado: R$ 8,5 milhões

Fomento às ações de pesquisa, extensão e inovação nas instituições de ensino de educação profissional e tecnológica - no estado da Bahia. Valor vetado: R$ 3 milhões.

Apoio à consolidação, reestruturação e modernização das instituições federais de ensino superior. Valor vetado: R$ 34,3 mil.

Fomento às ações de graduação, pós-graduação, ensino, pesquisa e extensão - nacional. Valor vetado: R$ 4,2 milhões.

Reconhecimento e indenização de territórios quilombolas. Valor vetado: R$ 85 mil.

Consolidação de assentamentos rurais. Valor vetado: R$ 85 mil.

Reforma agrária e regularização fundiária. Valor vetado: R$ 85,9 mil.

Regularização, demarcação e fiscalização de terras indígenas e proteção dos povos indígenas isolados. Valor vetado: R$ 773 mil.

Proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas. Valor vetado: R$ 859 mil.

Políticas de igualdade e enfrentamento à violência contra as mulheres. Valor vetado: R$ 945 mil.

Por Alexandro Martello, g1 — Brasília