Casal de agricultores no interior do RN transforma pequeno terreno em propriedade produtiva com plantação e criação de animais

Propriedade fica na zona rural do município de Assu — Foto: 
Reprodução/Inter TV Costa Branca

24 de JANEIRO 2022 - No Sítio Mangangá, na zona rural de Assú, no Oeste potiguar, uma família que vive e produz em uma área de 0,36 hectares virou exemplo para a comunidade de Olho d’água do Mato. O local parece pequeno, mas surpreende diante da produtividade.

Na propriedade todos os espaços foram pensados para abrigar as atividades rurais. O casal de agricultores Eze Vieira e Wanderlan Araújo conta que o terreno foi adquirido em 2015.

De lá pra cá, a área deixou de ser apenas um local de descanso para se tornar um verdadeiro exemplo de propriedade rural autossustentável.

“A gente sempre gostou da vida do campo. A ideia foi inicialmente de criar cabras, fomos criando, adquirindo o terreno e fomos projetando a propriedade para descanso e a gente foi projetando os espaços, construção da casa, as galinhas e a plantação para alimentar os animais”, contou Eze Vieira, agricultora.

E tudo na propriedade está conectado. Todos os dias, Wanderlan vai até o curral tirar o leite das cabras. Para ele, os animais de pequeno porte são melhores para a lida diária.

Com um rebanho de 22 cabras, sendo 16 em lactação, o produtor chega a retirar uma média de 20 litros de leite por dia. A produção é vendida para a Apasa, uma associação de laticínios que fica no município de Angicos.

Por enquanto, a ordenha é feita de forma manual, mas o produtor já começou o processo para comprar uma ordenhadeira mecânica, que deve facilitar o trabalho.

Por Hugo Andrade, Inter TV Costa Branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário