Sem acordo com governo Fátima, professores continuam em greve


17 de FEVEREIRO 2022 - Os professores da rede estadual de ensino continuam em greve por tempo indeterminado, após rejeitaram a proposta apresentada pela governadora Fátima Bezerra (PT), para atualizar o Piso Salarial 2022. A deliberação ocorreu após duas assembleias virtuais realizadas pelo SINTE/RN. Consultados, 90% dos participantes da Assembleia votaram a favor da greve, 6% se posicionaram contra e outros 4% se abstiveram.

Por consenso, os professores disseram que a proposta oferecida pela governadora é “insuficiente e indefensável”. Desta forma, se compreendeu que cruzar os braços para pressionar o governo do Estado pelos 33,24% relativos à correção deste ano é a única alternativa para o momento.

A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, avaliou que é possível avançar com o processo de negociação, “quando se trata de um direito é compreensível entender o porquê a proposta foi rejeitada. Somos uma categoria que historicamente sofre com os baixos salários. Portanto, os 33,24% representam uma reposição de dois anos relativos à atualização dos nossos salários”, cobrou.

Fátima Cardoso pede que o governo do Rio Grande do Norte tenha celeridade no processo de negociação com os professores, “o Governo deve entender que a data limite de negociação está se esgotando. Assim, é preciso implantar o Piso. Não dá para deixar um vácuo. O governo tem que negociar para cumprir a Lei, é isso que esperamos”, pontuou.

CONTRAPROPOSTA. 

A maioria dos participantes da Assembleia aprovou contraproposta. Mas, os termos ainda não foram definidos diante da complexidade do assunto. Ficou acertado que a contraproposta será elaborada pela direção do SINTE/RN, em parceria com a Comissão composta por membros da base e entregue ao Executivo.

Hoje, a categoria tomará conhecimento dos detalhes da contraproposta durante a Assembleia presencial já agendada.

AgoraRN

Fonte: Blog Jair Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário