vacina, imunização — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
18 de ABRIL 2022 - O Rio Grande do Norte alcançou nesta segunda-feira (18) a marca de 7 milhões de vacinas contra a Covid-19 aplicadas na sua população, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo o governo do estado, 93% do público-alvo da campanha tomou pelo menos uma dose da vacina e 83% das pessoas completaram o esquema vacinal com as duas doses. Além disso, 46% do público tomou a dose de reforço.
Entre os adultos, que são os que podem tomar as três doses, esses patamares chegam respectivamente a 92%, 87% e 55%.
Já entre os adolescentes, a cobertura encontra-se em 88% para a 1ª dose e 70% para os totalmente vacinados.
A marca de 7 milhões de doses ocorre no momento em que a pandemia da Covid-19 arrefece no estado, com os menores índices de contaminação pelo coronavírus, de internações em leitos e de óbitos pela doença.
Segundo a Sesap, o resultado reforça a necessidade de toda a população tomar todas as doses dentro do prazo.
"Alcançar as 7 milhões de vacinas aplicadas nos braços dos potiguares é um momento muito importante para nós que estamos nesse esforço desde o início. O crédito desse sucesso é todo dos profissionais de cada sala de vacina do estado, que vem mostrando o tamanho da importância do SUS e a eficácia da vacina", afirmou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.
Uso de máscaras
Com a redução das internações e mortes pela doença, no último dia 6 de abril, o governo do RN desobrigou o uso de máscaras de proteção facial em todo o estado em ambientes abertos ou fechados, conforme recomendação do Comitê Científico de Especialistas da Sesap.
Apesar da flexibilização, a pasta mantém a recomendação para que continuem usando máscaras aqueles que pertencem a grupos de risco, como idosos, gestantes e imunossuprimidos; todos que apresentarem sintomas gripais; além de passageiros e trabalhadores do transporte público.
Passaporte vacinal
No mesmo decreto, o governo manteve a exigência da cobrança de passaporte vacinal para bares e restaurantes, centros comerciais, galerias e shopping "que utilizem sistema artificial de circulação de ar".
A cobrança também é obrigatória para eventos de massa, sociais, recreativos e similares. Ficam dispensados somente eventos e estabelecimentos em locais abertos, com ventilação natural e limitados a 100 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário