05 de MAIO 2022 - O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) será o laboratório responsável pela produção do molnupiravir, primeiro antiviral oral contra a Covid-19 fabricado no Brasil.
Nesta semana, a organização firmou acordo com a farmacêutica norte-americana Merck Sharp & Dohme (MSD), desenvolvedora do remédio. Na quarta-feira (4), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das pílulas.
O contrato assinado entre as instituições é de cooperação tecnológica, que torna a Fiocruz responsável pela armazenagem, administração, rotulagem, embalagem, testagem, liberação, importação e fornecimento do medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a Fiocruz, o processo deve ocorrer ao longo dos próximos dois anos, com avaliação de condições técnicas e da demanda do próprio SUS frente aos resultados de estudos a serem realizados.
O acordo também prevê condução de ensaios clínicos para eventual profilaxia da Covid, além de estudos experimentais para análise do uso do remédio em outros vírus, como dengue e chikungunya.
Fonte: Blog Robson Pires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário