ONU adverte que mudanças climáticas levam humanidade a catástrofe sem precedentes

Derretimento de geleiras é um dos graves efeitos das mudançasclimáticas
MARTIN ALIPAZ / EFE - ARQUIVO

18 de MAIO 2022 - Quatro indicadores-chave da mudança climática bateram recordes em 2021, informou a ONU, com a advertência de que o sistema energético mundial conduz a humanidade para uma catástrofe.

As concentrações de gases do efeito estufa, o aumento do nível do mar, o conteúdo de calor dos oceanos e a acidificação deles "registraram valores sem precedentes" no ano passado, afirmou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) no relatório "Estado do clima mundial em 2021".

O documento é uma "confirmação sombria do fracasso da humanidade para afrontar os transtornos climáticos", afirmou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

Guterres advertiu que o mundo se aproxima cada vez mais de uma "catástrofe climática" devido a um "sistema energético mundial" que está quebrado. Ele pediu a adoção de medidas urgentes para uma transição para energias renováveis, que é "fácil de alcançar" e permite o afastamento do "beco sem saída" que os combustíveis fósseis representam.

A OMM declarou que a atividade humana provocou mudanças em escala planetária: na terra, no oceano e na atmosfera, com ramificações nefastas e duradouras pelos ecossistemas.

O relatório confirma que os últimos sete anos foram os mais quentes da história, de acordo com os registros disponíveis.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário