OMS admite pela primeira vez que varíola do macaco pode ser transmitida sexualmente

Em estudo, cerca de 95% dos casos de varíola do macaco ocorreram por contato sexual

REPRODUÇÃO DO HOSPITAL GERAL DE MASSACHUSETTS

28 de JULHO 2022 - Quatro dias após declarar que a varíola do macaco (monkeypox) é uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, a OMS (Organização Mundial da Saúde) admitiu que esta pode ser considerada uma doença sexualmente transmissível.

Em entrevista coletiva, o conselheiro da OMS Andy Seale, especialista em HIV, hepatites e ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) lembrou que a agência tem conselheiros que estão analisando a questão.


"Em resumo, eles [especialistas] concluíram que essa é claramente uma doença transmitida durante o sexo e, portanto, é configurada como uma doença sexualmente transmissível, mas ainda não foi classificada como tal. Eles ainda estão comparando essa doença com outras doenças, avaliando dados laboratoriais."

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o surto pode ser interrompido com a redução da exposição individual. Ele sugeriu a redução de parceiros sexuais e reconsiderar ter novos parceiros sexuais como formas de prevenção.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário