Estudante potiguar faz campanha para cursar medicina no Maranhão após ser aprovada no Sisu: 'Em busca do meu sonho'

Kawany foi aprovada em medicina e faz campanha para se 
mudar para Imperatriz — Foto: Cedida

11 de AGOSTO 2022 - O sonho da jovem Kawany Nunes da Silva de ser médica terá o primeiro passo em breve. A história de superação ganhou repercussão após publicação feita por ela nas redes sociais. Aprovada em medicina na Universidade Federal do Maranhão pelo Sisu, ela faz campanha para arrecadar recursos para se mudar de Umarizal, na região Oeste do Rio Grande do Norte, para a cidade de Imperatriz.

Aos 21 anos, ela é a mais velha de cinco filhos. Os pais não trabalham para se dedicarem aos quatro irmãos, que têm necessidades especiais. "Isso sempre me serviu de motivação também. Que era dar um futuro melhor para eles, para a minha família. Hoje é minha meta, é o que me move também. Por conta disso, eles não têm muitas condições de me ajudar na mudança, na permanência em Imperatriz", conta.

Kawany concluiu o ensino médio em 2018, em uma escola pública de Umarizal. Ela lembra que, em 2019, estudou para o Exame Nacional do Ensino Médio em casa, com o auxílio de um celular. "Em 2020, meu pai conseguiu comprar um notebook para mim, com muito esforço. Era o meu sonho ter um notebook".

Também enfrentou dificuldades como estudar em um chiqueiro. "A nossa casa era pequena, com sete pessoas, e tinha um chiqueiro. Comecei a estudar lá por um período, porque era o único local em que eu podia me concentrar, que tinha silêncio na casa".

A aprovação no Sisu veio pela nota alcançada no Enem 2021, ano de transformação para Kawany.

"Eu me mudei para Mossoró no ano passado. Eu vim, inicialmente, para cursar odontologia. Todo mundo que estuda sabe que há uma grande pressão quanto à aprovação, para ter resultados rápidos. Como estava demorando um pouco, comecei a tentar outros cursos. Não me identifiquei com o curso de odontologia, já sabia que não era o que eu queria. Meu sonho de verdade sempre era ser médica", relata.

Trancou a faculdade e decidiu se dedicar à preparação para o Enem novamente. Para seguir morando em Mossoró, passou a trabalhar como cuidadora de idosos.

"No meio dessa caminhada, a gente escuta vários comentários negativos, que acabam abalando a gente, como 'ah, ainda não passou, não passa mais', 'medicina não é para pobre, é só para rico'. Por um tempo, me deixei levar por esses comentários. Quando cheguei em Mossoró, eu decidi focar no que realmente eu quero, que é a medicina, e pensei 'custe o tempo que custar, eu vou em busca do meu sonho'".

"Tranquei a faculdade (de odontologia). Muita gente achava que eu estava jogando meu futuro fora. Mas eu sabia o que eu queria de verdade. Surgiu a oportunidade de trabalhar como cuidadora de idosos, que foi o que me permitiu a ficar em Mossoró e estudar. Ganhei alguns descontos nos cursinhos e consegui pagar", conta.

Com toda essa determinação, conseguiu a tão sonhada aprovação para cursar medicina na UFMA, no Campus de Imperatriz. Para dar continuidade nesta trajetória, precisa se mudar para cidade maranhense, a 1.200 km de Umarizal. Como o custo é alto para ela e a família não tem condições, lançou rifas nas redes sociais e disponibilizou uma campanha para doações por PIX.

E, no Dia do Estudante, Kawany espera que a história dela inspire outros estudantes.

"Não desistam dos seus sonhos. Eu sei o quanto é difícil. Cada um sabe pelo que passa, o quanto é uma jornada solitária, uma jornada dura. Mas vale muito a pena", finalizou.

Por Ayrton Freire, Ana Paula Davim e Augusto César Gomes, g1 RN e Inter TV Cabugi

Nenhum comentário:

Postar um comentário