Novo remédio em desenvolvimento é capaz de combater mais de 300 bactérias resistentes

Bactérias possuem um forte sistema de defesa e são difíceis de tratar

PIXABAY

23 de AGOSTO 2022 - Cientistas avançaram no desenvolvimento de um antibiótico que poderá ser um marco no enfrentamento de bactérias resistentes aos tratamentos hoje disponíveis.

Pesquisadores da Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês) criaram uma molécula, denominada fabimicina, que se mostrou capaz – em estudos iniciais – de tratar infecções agressivas causadas por mais de 300 bactérias resistentes a diversos antibióticos.

Essas bactérias, conhecidas como Gram-negativas, de acordo com os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA, podem causar quadros de pneumonia, infecções do trato urinário e da corrente sanguínea, por exemplo.

As doenças são difíceis de tratar devido ao forte sistema de defesa das bactérias, como as paredes celulares resistentes que mantêm a maioria dos antibióticos "do lado de fora".

Além do mais, os tratamentos disponíveis contra essas bactérias não são específicos e acabam eliminando também as chamadas bactérias boas, o que pode causar desequilíbrio na flora intestinal dos pacientes.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário