Inflação e endividamento ameaçam recuperação de bares e restaurantes no RN, diz Abrasel

Auxílio-alimentação: homem se serve em restaurante de self-
service — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

17 de NOVEMBRO 2022 - A retomada consistente do setor de bares e restaurantes é ameaçada por fatores como a inflação e o endividamento dos estabelecimentos no Rio Grande do Norte.

Isso o que aponta o mais recente levantamento nacional da Abrasel, que ouviu empresários do RN entre os dias 26 de outubro e 5 de novembro.

Para 73% dos empresários ainda é impossível repassar a inflação para os cardápios (40% fizeram aumentos abaixo da média nos últimos 12 meses e 33% não conseguiram realizar nenhum ajuste).

Outros 23% só repassaram a média de inflação – somente 4% disseram ter conseguido aumentar o cardápio acima do índice oficial).

O quadro é ainda mais complicado quando se analisa a inflação dos principais insumos, os alimentos e bebidas, que subiram 11,21% nos últimos 12 meses, enquanto a inflação no setor de alimentação fora do lar foi de 7,30% (a média geral está em 6,47%).

“O aumento de preços dos alimentos é uma das ameaças à recuperação do setor, pois a maioria dos empresários não consegue repassar o reajuste real para os cardápios, o que impacta diretamente a saúde dos negócios. A boa notícia é que a grande maioria dos donos de bares e restaurantes apostam em melhora no faturamento com eventos no fim do ano como a copa do mundo e também a chegada a alta estação”, afirma o presidente da Abrasel no RN, Paolo Passarielo.

Por g1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário