Capitais proíbem uso de fogos de artifício barulhentos; confira os locais onde há restrições

Capitais com proibição de fogos de artifício com ruído — Foto: 
TV Globo

21 de DEZEMBRO 2022 - Depois de dois anos com restrições por causa da pandemia, as festas da virada de ano estão de volta em todo o Brasil.

Em várias capitais, o show colorido no céu terá que ser silencioso por conta de leis que proíbem o uso de fogos de artifício barulhentos. A legislação beneficia, entre outros, animais de estimação, tutores, idosos, recém-nascidos, crianças, autistas e pessoas com sensibilidade auditiva.

Em Macapá, a lei só permite fogos silenciosos. Mesma situação em Campo Grande, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. No Recife, uma lei proíbe fogos com poluição sonora em eventos públicos. Em Fortaleza, a proibição vale para todo tipo de evento.

A lei em Fortaleza foi criada em 2021, durante restrições da pandemia da Covid. Vai ser a primeira vez que vai ter festa pública de réveillon com a a proibição de fogos de artifÍcio com barulho. As equipes de fiscalização do município vão estar de plantão durante a virada do ano. Festas particulares também serão fiscalizadas.

Comerciantes já estão se adaptando e adquirindo da indústria, os produtos considerados de baixo ruído. O empresário César Nogueira trabalha comercializando fogos de baixo ruído e contou que clientes procuram já sabendo sobre a aplicação da lei: "muita gente já vem ciente desse detalhe".

Edlany Bezerra é tutora de dois cachorros e tem um filho autista. Para ela, a lei dos fogos silenciosos é um alívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário