Retirar garimpeiros da Terra Yanomami e dar segurança aos indígenas é prioridade na Funai, diz nova presidente

Joenia Wapichana, nova presidente da Funai — Foto: Mayara 
Subtil/Rede Amazônica

09 de JANEIRO 2023 - A nova presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a advogada e deputada federal Joenia Wapichana, disse que uma das prioridades na gestão dela é retirar os garimpeiros da Terra Yanomami e garantir a segurança dos indígenas que vivem no território.

Maior reserva indígena do Brasil, a região é alvo alvo de criminosos que fazem a extração ilegal de ouro desde a década de 1980, mas que se intensificou nos último anos.

"A Terra Indígena Yanomami é uma das prioridades que está no relatório do grupo de trabalho, e vai ser uma força-tarefa muito grande, não somente com a Funai, mas outros órgãos do governo. Também tem que ser combinada com algumas ações sociais, pois a gente precisa dar uma segurança na terra, restabelecer a paz, a tranquilidade e também fazer uma fiscalização mais contínua, mais permanente", disse.

Joenia Wapichana cumpre seus últimos dias como deputada federal por Roraima, e ainda depende de nomeação para assumir oficialmente a autarquia. Ela deve ser nomeada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, já que a Fundação passará a ser alinhada à pasta. Na gestão federal anterior, a Funai integrava a estrutura do Ministério da Justiça.

Por Mayara Subtil, Rede Amazônica — Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário