Dino determina que Polícia Federal investigue grupos nazistas no Brasil

Vanessa Marques, do R7, em Brasília

O ministro da Justiça, Flávio Dino, durante entrevista no Ministério da Justiça

FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL 

06 de ABRIL 2023 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou na madrugada desta quinta-feira (6) que a Polícia Federal investigue organismos nazistas e neonazistas no Brasil. Segundo ele, existem indícios de atuação interestadual dos grupos. Dino afirmou que a PF deve apurar se as organizações estão cometendo crimes como racismo.

Na última quarta-feira (5), policiais apreenderam livros com ideias nazistas na casa de um homem, de 76 anos, em Guarapari, no Espírito Santo. Segundo a PF, o idoso estava distribuindo as publicações em vários locais públicos, incluindo supermercados da cidade.

O material apreendido foi analisado pelos policiais e encaminhado à Justiça. O homem não foi preso, mas será convocado para prestar esclarecimentos.

Um jovem, de 17 anos, foi detido após tentar explodir a Escola Municipal Vista Alegre, na cidade de Monte Mor, no interior de São Paulo, em fevereiro deste ano. Ele entrou na unidade com bombas caseiras, uma arma falsa e um machado.

Segundo informações iniciais, dois adolescentes estariam envolvidos na tentativa de atentado. Apenas um, que estava vestido de preto e tinha uma suástica (símbolo nazista) no braço, foi apreendido.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário