Mais de 600 acidentes com animais peçonhentos são registrados em Natal; veja orientações e cuidados

Reprodução

Bairros com maiores registros de pessoas acidentadas foram 
Lagoa Azul, Felipe Camarão, Pajuçara e Nossa Senhora da 
Apresentação

5 de MAIO 2023 - Acidentes com animais peçonhentos representam um grave problema de saúde pública, especialmente em países tropicais como o Brasil. As sequelas causadas, principalmente pela picada de cobras, trazem impactos sociais e econômicos devido ao comprometimento da capacidade de trabalho das vítimas.

Em Natal, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram registrados de janeiro a abril deste ano, cerca de 635 casos de acidentes por animais peçonhentos, sendo que desse total, 539 (85%) são registros de acidentes causados apenas por escorpiões. Os bairros com maiores registros de pessoas acidentadas foram Lagoa Azul (61), Felipe Camarão (60), Pajuçara (59) e Nossa Senhora da Apresentação (58).

Os escorpiões responsáveis por esses acidentes são da espécie Tityus stigmurus (Escorpião Amarelo do Nordeste), adaptada ao meio urbano e presente em toda a região metropolitana de Natal.

O Escorpião Amarelo do Nordeste possui uma forte toxina que pode ser letal para crianças com idade inferior a 8 anos e idosos com mais de 80 anos ou que possuam alguma comorbidade. A dor intensa e persistente no local da picada é o principal e característico sintoma. Deve-se ficar atento para os sintomas de alarme como febre, dor abdominal aguda, náuseas, vômitos e agitação.

Fonte: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário