ANNA PAULA BRITO
FOTO: CEDIDA
Por telefone, sargento da PM orienta mãe a desengasgar bebê de 20 dias que estava
sem respirar. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (18). De acordo com o
sargento Jair Maia, por volta da 0h30, ele recebeu uma ligação de uma mulher
desesperada, informando que o filho estava engasgado e não respirava. Clícia
informou que já estava levando o filho para a UPA e como a viatura não teria tempo
de alcançá-los, o sargento orientou a mãe sobre a maneira correta de desengasgar um
recém nascido. Sob a orientação do policial, ela conseguiu fazer com que o bebê
voltasse a respirar, pouco antes de chegar à unidade de pronto atendimento. “Eu não
tenho palavras para agradecer. Eu já tinha uma admiração grande por ele e agora só
agradecer. Muito obrigada!”, disse Clícia.
19 de JUNHO 2023 - O sargento da polícia militar, Jair Maia, ajudou a salvar a vida de um bebê de apenas 20 dias, que estava engasgado com secreção. O caso aconteceu na madrugada deste domingo, em Mossoró.
De acordo com o sargento, por volta da 0h30, ele recebeu uma ligação em seu celular pessoal. Do outro lado da linha, Clicia estava desesperada, afirmando que o filho não estava respirando.
A mulher informou que já estava a caminho da Unidade de Pronto Atendimento, momento em que o sargento, que estava em patrulhamento na região do Alto da Pelonha, percebeu que a viatura não ia conseguir alcançá-los.
Então o policial decidiu orientar a mãe, ainda pelo telefone, sobre a maneira correta de desengasgar um recém nascido. Sob a orientação do sargento Jair, Clícia conseguiu fazer com que o filho voltasse a respirar, pouco antes de chegar à UPA.
No local, o menino passou por exames, ficou um tempo em observação e foi liberado sem qualquer sequela, graças a ação rápida dos envolvidos.
Nesta segunda (19), já passado o desespero do momento, Clícia contou como tudo aconteceu. Disse que estava deitada ao lado do filho, quando o ouviu dar um suspiro forte. Ela também percebeu que o bebê estava soltando uma secreção pela boca e ao pegá-lo nos braços, viu que ele não respirava e estava ficando vermelho.
Ela então chamou os pais dela e levaram o menino pra UPA. No caminho, ligou para pedir ajuda ao sargento Jair, conseguindo o socorro que precisava.
“Eu não tenho palavras para agradecer. Eu já tinha uma admiração grande por ele e agora só agradecer. Muito obrigada!”, disse Clícia.
Para qualquer outra pessoa que venha a passar pela mesma situação, o sargento Jair orientou que tente manter a calma e jamais sacuda a criança. Em caso de engasgo, mantenha as vias aéreas abertas, coloque a criança de bruços sobre um dos braços e faça pequenas compressões, 5 vezes, entre as escápulas.
Caso a criança não desengasgue, vire-a de frente e repita as 5 compressões entre os mamilos, sempre mantendo as vias aéreas abertas. Os dois procedimentos devem ser repetidos até que se tenha êxito.
Fonte: Mossoró Hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário