Afastamentos de PMs por questões de saúde mental sobem 700% em 5 anos, na PB: 'Não conseguia dormir'

Em cinco anos, mais de 270 policiais militares da PB solicitaram afastamento das 
atividades por questões de saúde mental — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

01 de FEVEREIRO 2024 - A Segurança Pública da Paraíba enfrenta um aumento do número de servidores afastados por problemas psicológicos. Dados obtidos pelo Núcleo de Dados da Rede Paraíba de Comunicação revelam o crescimento de 700% em afastamentos na Polícia Militar (PM) entre 2019 e 2023. Nos últimos cinco anos, 272 policiais precisaram deixar, temporariamente, a rotina de trabalho para tratamento da saúde mental.

Também por questões psicológicas, o Corpo de Bombeiros Militar registrou 50 afastamentos de servidores no mesmo período. A Polícia Civil não informou os dados solicitados. Os índices exclusivos solicitados via Lei de Acesso à Informação (LAI) ainda apresentaram dez mortes por suicídio de servidores de órgãos operativos de segurança no estado.

De acordo com Gustavo Batista, especialista em segurança pública, é um volume alto de suicídios. “Trata-se de um indicativo de que há algo errado na própria corporação, é necessário vislumbrar caminhos para uma reforma institucional, para que tenhamos instituições saudáveis e democráticas”, destaca.

Por Dani Fechine, Dennison Vasconcelos, g1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário