Câncer no intestino está aumentando em pessoas com menos de 50 anos. Saiba o que explica essa tendência

Dor abdominal, fezes com sangue, mudança nos hábitos intestinais ou perda de peso 
inexplicável podem ser sinais de câncer de intestino. — Foto: Freepik

22 de JANEIRO 2025 - Quase 2 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer de intestino a cada ano. Também conhecido como câncer colorretal, é o terceiro mais comum câncer em todo o mundo.

Embora a maioria das pessoas diagnosticadas com câncer de intestino tenha mais de 50 anos, nos últimos anos houve um aumento alarmante no número de jovens diagnosticados com a doença.

Em 2019, um estudo mostrou que em sete países de alta renda com níveis historicamente altos de câncer de intestino, as taxas na faixa etária acima de 50 anos começaram a se estabilizar ou até mesmo diminuir. Isso foi atribuído ao sucesso dos programas de triagem de rotina que detectam lesões pré-cancerosas antes que elas tenham a chance de se transformar em câncer.

Sabe-se há décadas que o risco de desenvolver câncer de intestino é fortemente influenciado pelo estilo de vida e pelo ambiente de uma pessoa.

Para reduzir o risco de desenvolver câncer de intestino em qualquer idade, a mensagem é muito clara. Tenha uma dieta saudável, limite a ingestão de alimentos ultraprocessados e álcool, não fume e faça exercícios regularmente.

Por Sarah Allinson*

Nenhum comentário:

Postar um comentário