28 de AGOSTO 2025 - Um grupo de cinco pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveu um sistema para produzir hidrogênio, combustível limpo, e hipoclorito de sódio, conhecido como água sanitária, a partir de soluções concentradas de cloreto de sódio presentes em efluentes salinos.
O processo eletroquímico inclui etapas de pré-tratamento da água, usando fluxo de água do mar para gerar solução salobra, evitando o uso de água potável.
“O nosso grupo de pesquisa foca no tratamento de efluentes industriais ricos em cloreto. Inicialmente, tratamos água produzida da indústria do petróleo para gerar hidrogênio. Essa experiência nos levou a trabalhar com o rejeito da indústria salineira, uma água de composição menos complexa, mas com alta concentração de sais, utilizando reatores híbridos. Desse rejeito, produzem-se simultaneamente hidrogênio e hipoclorito, commodities com diversas aplicações, como desinfetantes, tratamento de água e branqueamento de tecidos”, explicou Elisama Vieira dos Santos, orientadora da pesquisa.
Fonte: Jornal O Mossoroense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário