Vacina é suspensa pelo Ministério da Agricultura após morte de animais no Nordeste

Foto: Antônio Souza Júnior

22 de AGOSTO 2025 - Mais de 500 animais, entre bovinos, ovinos e caprinos, podem ter morrido após a aplicação da vacina Excell 10, do laboratório Dechra Brasil, em propriedades rurais do Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão e Ceará. Os primeiros registros ocorreram em Simões (PI), onde mais de 150 óbitos já foram confirmados, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu o uso e a comercialização dos lotes 016/2024 e 018/2024 da vacina, determinando o recolhimento imediato. Em nota, a Dechra informou que já havia interrompido as vendas e que colabora com as autoridades na investigação.

Até agora, conforme balanço do Mapa, foram notificadas oficialmente as mortes de 194 ovinos, quatro caprinos e um bovino. Técnicos do governo federal e das agências estaduais de defesa agropecuária realizam necropsias e coleta de amostras para análise em universidades e laboratórios especializados. O prazo para conclusão do inquérito é de até 60 dias.

Fonte: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário