O que a morte da menina de 11 anos agredida em escola em PE revela sobre a violência nas escolas do Brasil

Alícia Valentina morreu após ser espancada por colegas na escola, em Belém do São Francisco — Foto: Reprodução/Redes sociais

11 de SETEMBRO 2025 - Pelo menos 39 pessoas morreram em ataques de violências extremas em escolas do Brasil entre 2001 e 2025. O caso fatal mais recente é o de Alícia Valentina, de 11 anos, que morreu após ser espancada por cinco colegas em uma escola pública de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com o boletim de ocorrência, a agressão aconteceu após Alícia se recusar a “ficar” (ter envolvimento romântico) com um dos agressores.

O caso choca porque possui características que diferem da maioria das ocorrências de violências registradas no ambiente escolar.

Apesar disso, dados indicam que as características de ataques violentos extremos em escolas têm tido motivações e modos de ação cada vez mais variados, e estão se tornando mais recorrentes.

Um levantamento da Fapesp que analisou dados nacionais revelou que o número de casos de violência no ambiente escolar mais do que triplicou em 10 anos, atingindo o ápice em 2023.

Por Emily Santos, g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário