Sabor do sertão potiguar conquista São Paulo com o restaurante Jesuíno Brilhante

Rodrigo Levino supera saudade de casa abrindo restaurante em SP que homenageia 
cangaceiro e serve pratos de sua infância em Caicó. Foto: Cedida

Karen Sousa

05 de SETEMBRO 2025 - Um sabor de sertão no meio da selva de pedra que é São Paulo. É assim que o Jesuíno Brilhante, restaurante que leva o nome do cangaceiro patuense, se destaca na maior capital brasileira. Localizado no bairro de Pinheiros, na Zona Oeste paulistana, o lugar já comemora quase 10 anos de história, regionalidade e memória.

Jesuíno Alves de Melo Calado, o Brilhante, é aquele que emprestou o nome ao restaurante. Nascido no município norte-rio-grandense de Patu, no século 19, ele cresceu como um agricultor e se tornou um cangaceiro, em uma espécie de “Robin Hood” na região potiguar. Ele saqueava comboios do governo com o objetivo de alimentar os mais pobres do sertão.

Patu é o mesmo município de nascimento de Rodrigo Levino, o idealizador do restaurante que conquistou o paladar do país, e que conta que Jesuíno, o cangaceiro, foi inspiração para o nome do empreendimento porque via “um personagem que podia ser mais conhecido, inclusive na cidade de Patu”, nas palavras dele.

Rodrigo é jornalista e, enquanto buscava outro meio para se manter, encontrou a oportunidade de inaugurar um restaurante com aquela comida que ele conhece desde a infância.

Fonte: AgoraRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário