Foto: Cícero Oliveira
16 de OUTUBRO 2025 - Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o registro definitivo de um software criado para facilitar o acompanhamento do desenvolvimento infantil por famílias e profissionais de saúde.
O aplicativo recebeu o nome de AMAR, sigla para Aplicativo de Monitoramento, Avaliação e Rastreamento do Desenvolvimento Infantil, e é fruto direto da tese de Gentil Gomes da Fonseca Filho no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFRN.
Gentil Filho relata que dados apontam que, em países de baixa e média renda, cerca de 219 milhões de crianças menores de cinco anos de idade correm risco de não atingir o seu potencial de desenvolvimento.
“Garantir o desenvolvimento infantil adequado em todos os países tornou-se uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destaca na tese. O trabalho foi orientado pela professora Ana Raquel Rodrigues Lindquist, do Departamento de Fisioterapia.
Fonte: Tribuna do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário