Plataforma do governo quer rastrear e certificar o uso de materiais reciclados, começando pelo plástico; saiba como

Garrafas plásticas no lixo de Manila, nas Filipinas, em foto de 20 de julho de 2020. — 
Foto: Eloisa Lopz/Reuters

24 de OUTUBRO 2025 - Em meio à pressão global por metas ambientais mais transparentes e eficientes, o governo brasileiro prepara uma ferramenta inédita para rastrear o ciclo de vida dos produtos e separar discurso de prática quando o assunto é sustentabilidade.

O Recircula Brasil, que será apresentado oficialmente na COP30, em Belém (PA), é uma plataforma pública criada para responder a uma pergunta direta: quando uma empresa diz que usa material reciclado, isso é comprovado?

Desenvolvida com participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a iniciativa promete estabelecer um padrão de certificação e rastreabilidade para a chamada economia circular.

♻️🌍 ENTENDA: A economia circular busca substituir o modelo de “produzir, usar e descartar” por um ciclo em que tudo é reaproveitado, reduzindo resíduos, prolongando o uso dos produtos e transformando sobras em novos recursos.

A base é técnica, mas o propósito é claro: dar lastro de dados ao setor produtivo e reduzir as incertezas em torno do uso de reciclados.

Por Roberto Peixoto, g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário