Conviver com cães muda bactérias do corpo e aumenta empatia em jovens, diz estudo

Adolescentes se mostraram menos agressivos quando convivem com cachorros
Orna/Pixabay

05 de DEZEMBRO 2025Cães sempre foram vistos como companheiros fiéis, mas um novo estudo sugere que sua influência pode ser ainda maior: eles parecem modificar o microbioma humano de maneira capaz de estimular comportamentos empáticos e socialmente positivos.

A descoberta vem de uma série de experimentos conduzidos por pesquisadores da Universidade Azabu, no Japão, e divulgados nesta semana.

O ponto de partida foi a análise de questionários aplicados aos pais e responsáveis por 343 adolescentes de 12 a 14 anos que vivem em Tóquio. Cerca de um terço desses jovens convivia com cães. Os cuidadores dos jovens responderam a perguntas sobre aspectos do comportamento social dos adolescentes, como sensação de solidão, agressividade e dificuldade de relacionamento.

Os resultados mostraram diferenças claras: jovens que tinham cães se mostraram menos retraídos socialmente e menos agressivos do que aqueles sem animais de estimação. Os pesquisadores controlaram variáveis como sexo e renda familiar para garantir que esses fatores não distorcessem as conclusões.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário