Foto: divulgação
12 de DEZEMBRO 2025 - Dores no ombro que insistem em voltar, incômodo no quadril ao caminhar ou até aquela dificuldade para levantar da cama por causa de uma fisgada na perna. Para muita gente, esses sintomas parecem isolados e são tratados como problemas locais. Mas, segundo o neurocirurgião e especialista em cirurgia de coluna Marco Moscatelli, a explicação pode estar mais acima do que se imagina: na própria coluna vertebral.
“É muito comum que as pessoas associem a dor ao local onde ela aparece. Mas grande parte das queixas em ombros, quadris, braços ou pernas tem origem na coluna”, afirma o médico. Ele explica que, muitas vezes, trata-se de um problema mecânico ou neurológico que se manifesta à distância.
Segundo Moscatelli, a coluna funciona como um “painel elétrico” do corpo humano. É dela que saem os nervos responsáveis pela força, sensibilidade e movimento das extremidades. “Quando uma vértebra, disco ou articulação está alterada, o nervo pode ser comprimido ou inflamado, e a dor se irradia para a região comandada por ele. Por isso a dor aparece longe da coluna, mesmo quando a origem está nela”, completa.
Fonte: Tribuna do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário