RN tem 6.200 pessoas aguardando cirurgias urológicas


11 de DEZEMBRO 2025 - No Brasil, os especialistas calculam que 15% da população, em algum momento da vida, vai ter problemas com cálculo renal ou como diz no popular: pedra nos rins. Outro dado assustador é com relação ao câncer de próstata: algo em torno de 70 mil casos diagnosticados ao ano. Nos dois casos, segundo o urologista Francisco Morais, quando se faz o diagnóstico e o tratamento precoce, as chances de cura, são altas, acima de 90%.

No Rio Grande do Norte, as estatísticas mostram que não tem sido tarefa fácil diagnosticar pedras nos rins e fazer o tratamento precoce. Já com relação à próstata, o diagnóstico é ainda mais complexo, seja por questões culturais (o cidadão não tem o costume de ir ao médico fazer o preventivo) ou por falta de estrutura adequada nos quadros de saúde dos municípios.

O mais preocupante, é que mesmo existindo diagnóstico, o paciente não está conseguindo avançar com o tratamento. Segundo consta na Secretaria Estadual de Saúde, existe uma fila de pelo menos 6.200 pessoas no RN aguardando cirurgias urológicas. E segundo o especialista em urologia Francisco Morais, quanto mais tempo passa, mas doloroso é o tratamento.

Fonte: Mossoró Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário