SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Tâmara Freire - Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

25 de JUNHO 2026 - A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha.

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

Fonte: Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário