RN registra 17 mil novos eleitores com idades entre 16 e 17 anos de janeiro a abril

Título de eleitor — Foto: TRE

06 de MAIO 2022 - Nos quatro primeiros meses de 2022, o Rio Grande do Norte ganhou 17.374 novos eleitores com idades entre 16 e 17 anos, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). ⁣

Até abril deste ano, o Rio Grande do Norte contabilizou 31.947 jovens nessa faixa etária aptos a votar nas Eleições de 2022. A participação desse público nas eleições não é obrigatória.

Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, o número representa aumento de 2.687 jovens se comparado ao mesmo período de 2020, ano em que aconteceram as últimas eleições.

Esse público representa 1,27% do eleitorado potiguar, que até o momento tem 2.507.801 eleitores cadastrados.

Apesar do aumento de jovens eleitores, os 31,9 mil eleitores menores de idade são apens 29,5% da população com essa faixa etária no Rio Grande do Norte, segundo o IBGE. A estimativa do órgão é que haja 107.978 potiguares com 16 ou 17 anos.

“A Justiça Eleitoral fez um grande esforço chamando os jovens a participar das Eleições 2022. No âmbito do TRE-RN, a Escola Judiciária Eleitoral vem desenvolvendo de forma muito efetiva o Projeto Eleitor do Futuro, que permite uma completa imersão do jovem no ambiente eleitoral, estimulando o debate e fomentando temáticas como a maior presença feminina e a valorização da participação de todos no processo democrático”, disse o presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa.

Ainda de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral potiguar, esse não é o quantitativo final para as Eleições 2022. Isso porque os cartórios eleitorais do Rio Grande do Norte, assim como de todo o país, estão analisando os requerimentos solicitados até 4 de maio - último dia para o cadastro eleitoral antes do pleito de 2022.

Só no dia 04 de maio - último dia antes do fechamento do cadastro eleitoral - o TRE-RN recebeu 31.951 novos requerimentos.⁣

Cadastro Eleitoral

Desde a quinta-feira (5), não são mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da JE está fechado para as eleições de outubro. ⁣

De acordo com o calendário eleitoral, o TSE divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022, bem como o detalhamento e o perfil do eleitorado brasileiro.⁣

Por g1 RN

Bolsonaro veta, integralmente, a nova Lei Aldir Blanc, que prevê R$ 3 bi anuais até 2027 para o setor cultural



06 de MAIO 2022 - O presidente Jair Bolsonaro vetou, integralmente, a nova Lei Aldir Blanc, conforme decisão publicada na edição da última quinta-feira (5) do "Diário Oficial da União (DOU)". O Senado havia aprovado o texto, que transfere recursos a estados e municípios para que estes financiem iniciativas culturais, no dia 23 de março.

Pelo texto, a União repassaria anualmente R$ 3 bilhões aos governos estaduais e municipais, durante cinco anos.


Em seu veto, o presidente alegou que o projeto é "inconstitucional e contraria ao interesse público".

O projeto vetado estabelecia que o dinheiro, que deveria ser enviado por meio de uma única parcela a estados e municípios, seria usado da seguinte forma:

80% dos recursos irão para editais, chamadas públicas, cursos, produções, atividades artísticas que possam ser transmitidas pela internet; e ainda para manter espaços culturais que desenvolvam iniciativas de forma regular e permanente;

20% dos recursos serão destinados a ações de incentivo direto a programas e projetos que tenham por objetivo democratizar o acesso à cultura e levar produções a periferias e áreas rurais, por exemplo, assim como regiões de povos tradicionais.

Essa foi a segunda lei de auxílio ao setor cultural a receber o nome do músico Aldir Blanc, que morreu em 2020 por complicações da Covid. A primeira lei destinou R$ 3 bilhões emergenciais a iniciativas de cultura, em um momento no qual as restrições de circulação impediam a maioria das exibições e espetáculos.

Por g1 — São Paulo

Auxílio Brasil: Senado aprova valor mínimo permanente de R$ 400


06 de MAIO 2022 - O Senado aprovou a medida provisória (MP) que torna permanente o valor mínimo de R$ 400 para o Auxílio Brasil, benefício pago a famílias de baixa renda e que substituiu, no fim de 2021, o Bolsa Família.

A proposta já foi aprovada pela Câmara e agora segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Em um primeiro momento, o governo chegou a pagar um benefício médio de R$ 217 no Auxílio Brasil. A medida provisória enviada pelo Executivo ao Congresso criou um piso de R$ 400, mas o texto original só garantia esse valor mínimo até o fim de 2022.

O texto da medida provisória foi alterado na Câmara e, com isso, passou a prever um piso permanente de R$ 400 para o auxílio. O presidente Jair Bolsonaro pode sancionar ou vetar a mudança. Se vetar, o trecho volta à análise do Congresso.

Renda básica

A "renda básica de cidadania" foi criada em 2005 e viabilizada por meio do Bolsa Família. O Auxílio Brasil assume agora a função de ser esse programa de renda básica, e corresponderá à soma dos seguintes benefícios: Primeira Infância, Composição Familiar, Superação da Extrema Pobreza e Compensatório de Transição.

A proposta cria um “benefício extraordinário” para complementar o valor do Auxílio Brasil e atingir os R$ 400. Cada família só pode receber uma parcela por vez do valor extra, junto com o Auxílio Brasil .

Segundo o governo, o gasto estimado com o benefício extraordinário para 2022 é de cerca de R$ 32,04 bilhões.

Todas essas novas regras estão valendo desde 7 de dezembro, quando foi publicada a medida provisória. Para virar lei em definitivo, no entanto, o texto precisava da aprovação do Congresso.

Por Sara Resende e Gustavo Garcia, TV Globo e g1 — Brasília

Governo reajusta em 10% valor pago a fornecedores do Programa do Leite Potiguar

Programa do Leite Potiguar (Arquivo) — Foto: Assecom/Sethas

06 de MAIO 2022 - O governo do Rio Grande do Norte autorizou reajuste de 10% no Programa Leite Potiguar (PLP) para os participantes fornecedores de leite bovino e caprino classificados como agricultores familiares, médios ou grandes produtores, e às usinas de beneficiamento contratadas.

De acordo com a nova resolução do Comitê Gestor do Programa Leite Potiguar (CPLP), o preço pago pelo litro do leite bovino passa a ser de R$ 3,25 - R$ 2,05 ao produtor e R$ 1,20 ao laticínio.

Já o litro do leite caprino passa a R$ 3,90, dos quais R$ 2,70 para o produtor e R$ 1,20 à indústria de beneficiamento.

Em três anos, o programa contou com quatro reajustes, que chegam a 50%.

Os novos valores foram calculados com a aplicação da metodologia de preço baseada em estudo técnico realizado pelo Comitê Gestor, segundo afirma a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Iris Oliveira.

Uma auditoria interna realizada em 2019 em parceria com a Controladoria Geral do Estado encontrou irregularidades no programa. Desde então, segundo a Sethas, o programa passa por um processo de melhorias na gestão e reorganização e reordenamento.

Uma rede de parceiros que inclui prefeituras, secretarias municipais e organizações civis está sendo construída através do estabelecimento de Termos de Cooperação para aprimorar o processo contratação e distribuição do leite.

São participantes prioritárias programa, como consumidoras, as famílias inscritas no Sistema do Cadastro Único, em situação de pobreza e extrema pobreza, com crianças na faixa etária de um a sete anos e idosos a partir de 60 anos.

Por g1 RN

Mulher deixa bolsa cair com arma engatilhada e disparo mata a própria filha

06 de MAIO 2022 - Uma mulher de 32 anos morreu após a mãe dela derrubar uma bolsa com uma arma engatilhada, que disparou, enquanto limpava um móvel.

O caso aconteceu em Vila Velha, no Espírito Santo. A filha, identificada como Nayani Gonandy, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na terça-feira (5).

A mãe da mulher, que tem 56 anos, teve liberdade concedida pela Justiça do Espírito Santo.
De acordo com a Polícia Civil, a arma era uma garrucha, calibre .32, que pertencia à família e foi herdada por um parente que já morreu.

A mãe foi autuada em flagrante por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e porte ilegal de arma de fogo. Ela chegou a ser levada para uma unidade prisional, mas, com a decisão da Justiça, irá responder em liberdade.

O corpo de Nayani foi sepultado na manhã desta quinta-feira (5). Ela tinha três filhos e era designer de sobrancelhas.

Fonte: Blog de João Moacir.

Chuvas são registradas em todo o RN e litoral acumula até 66 milímetros em 24 horas

06 de MAIO 2022 - Em 24 horas, chuvas foram registradas em todas as regiões do Rio Grande do Norte pelo monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (Emparn). Até por volta das 8h desta sexta (6), 64 estações meteorológicas do estado tinham registrado água.

O maior acumulado de precipitações entre 7h de quinta (5) e 7h desta sexta-feira (6) ocorreu na litorânea São Miguel do Gostoso, na região Leste, com 66 milímetros.

Outra cidade da região com boas precipitações foi Maxaranguape (52.2 mm), seguida de Nísia Floresta (28.6 mm), Vila Flor (21.8 mm), Parnamirim (20.3 mm), Baía Formosa (18.4 mm), Goianinha (16.2 mm) e Touros (15.2 mm).

Em Natal, o monitoramento registrou 13.9 milímetros. A chuva continuou no início da manhã desta sexta (6) e a Secretaria de Mobilidade Urbana da capital informou problemas com pelo menos dois semáforos quebrados.

Um dos semáforo com problemas foi o do cruzamento das avenidas Prudente de Morais e Antônio Basílio e outro ficava na Rua Ulisses Caldas com a Rua Princesa Isabel. Os problemas foram resolvidos ao longo da manhã.

Fonte: Blog Robson Pires.

Pesquisa Ipespe mostra estabilidade no cenário eleitoral; Lula tem 44% e Bolsonaro 31%

06 de MAIO 2022 - A primeira rodada de maio da pesquisa Ipespe mostra estabilidade no cenário eleitoral: o ex-presidente Lula segue na liderança, com 44% — um ponto a menos que na rodada anterior —, enquanto o presidente Jair Bolsonaro registrou 31%, mesmo patamar de duas semanas atrás. Depois deles, aparecem estáveis Ciro Gomes (8%), João Doria (3%) e André Janones (2%). Simone Tebet oscilou de 2% para 1% e Luiz Felipe d’Ávila marcou 1%. Outros candidatos não chegaram a 1%.

No levantamento espontâneo, quando não são exibidos os nomes dos candidatos, Lula se mantém na dianteira com 38%, e Bolsonaro oscilou um ponto para mais, indo a 29%.

Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 2, 3 e 4 de maio. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03473/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.

Fonte: Tribuna do Norte.

Alertas de desmatamento na Amazônia passam de 1 mil km² em abril e batem recorde para o período

06 de MAIO 2022 - Os alertas de desmatamento na Amazônia passaram de 1 mil km² em abril e bateram recorde para o período, de acordo com os dados do sistema de alertas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Deter, divulgados nesta sexta-feira (6).

Alertas de desmatamento em abril, série histórica:

. 2016: 440 km²

. 2017: 127 km²

. 2018: 490 km²

. 2019: 247 km²

. 2020: 407 km²

. 2021: 580 km²

. 2022: 1.012 km²

"Esta é a primeira vez na história do sistema Deter-B, do Inpe, que os alertas mensais de desmatamento ultrapassam 1 mil km² no mês de abril", alerta o Observatório do Clima, rede de organizações e entidades especializada no monitoramento de temas do meio ambiente no Brasil.

Segundo o Observatório, o cenário é grave porque abril ainda é um mês de chuvas na Amazônia — o último do chamado "inverno" amazônico, quando o ritmo das motosserras naturalmente arrefece.

"Antes do governo Bolsonaro, era raro um dado mensal de alertas ultrapassar 1.000 km² até mesmo na estação seca", complementa o Observatório do Clima.

Por Ardilhes Moreira, g1

RN tem queda de 82% no número de mortes por Covid em abril, diz Sesap

Vacinação é apontada como principal elemento para evolução
dos números — Foto: Reprodução/ TV Globo

05 de MAIO 2022 - O Rio Grande do Norte teve uma queda de 82,6% no número de mortes por Covid no mês de abril em comparação com o mês de março.

Os dados são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e foram divulgados nesta terça-feira (3).

De acordo com a pasta, oito pessoas morreram em abril vítima da doença em todo o estado. Em março, foram 46.


A queda é ainda maior na comparação com fevereiro, quando 311 pessoas perderam a vida para a Covid - a redução nesse período foi de 97%.

Segundo a Secretaria de Saúde, a análise dos dados representa "uma queda sustentada da pandemia no estado".

Além do número de mortes, essa tendência de arrefecimento da pandemia foi manifestada também nos casos confirmados. Veja os números:

Fevereiro: 42.764

Março: 9.585

Abril: 4.055

A Sesap aponta que essa redução de casos e mortes é amparada pela vacinação em massa, que atingiu todas as idades.

"Quando fazemos, então, um comparativo com abril de 2021, quando a vacinação estava apenas começando, vemos um avanço grande e, consequentemente, a diminuição de casos, óbitos e também internações", disse a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo.

A queda também se dá nas internações. Na manhã desta terça, a plataforma Regula RN registrava oito pessoas internadas com Covid na rede pública de saúde do estado, sendo seis em leitos críticos e dois em clínicos.

Como comparação, no pico da pandemia, em 2021, os leitos SUS chegaram a acolher mais de 440 pessoas simultaneamente apenas nas UTIs. Diante disso, desde o início da pandemia, mais de 1 mil pessoas morreram nas filas por um leito sem sequer conseguir um atendimento necessário.

Diante dessa redução, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo, reforça a necessidade das pessoas completarem o esquema de imunização contra a Covid, em especial as crianças.

"A imunização é a principal estratégia de prevenção e diminuição de casos graves, como mostram os dados. A vacinação coletiva é importante para proteção de todos", completou a subcoordenadora.

Por g1 RN

Idosa de 121 anos é 'descoberta' após atendimento médico na BA e pode ser a mais velha do mundo: 'A gente fica até abismada', diz neta

05 de MAIO 2022 - A idosa Maria Gomes dos Reis, de 121 anos, foi "descoberta" pela Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, após passar mal e precisar de um atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A baiana pode ser a pessoa mais velha do mundo.
Segundo consta em sua certidão de nascimento, Maria Gomes dos Reis nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado Bela Vista, em Bom Jesus da Lapa, onde mora até hoje.

Acamada, a aposentada mora com a neta Célia Cristina, já que todos os filhos já morreram.

Por g1 BA e TV Oeste

Fiocruz produzirá primeiro antiviral contra Covid-19 no Brasil

Tomana aérea da fachada e terraço do Castelo.

05 de MAIO 2022 - O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) será o laboratório responsável pela produção do molnupiravir, primeiro antiviral oral contra a Covid-19 fabricado no Brasil.

Nesta semana, a organização firmou acordo com a farmacêutica norte-americana Merck Sharp & Dohme (MSD), desenvolvedora do remédio. Na quarta-feira (4), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das pílulas.

O contrato assinado entre as instituições é de cooperação tecnológica, que torna a Fiocruz responsável pela armazenagem, administração, rotulagem, embalagem, testagem, liberação, importação e fornecimento do medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Fiocruz, o processo deve ocorrer ao longo dos próximos dois anos, com avaliação de condições técnicas e da demanda do próprio SUS frente aos resultados de estudos a serem realizados.

O acordo também prevê condução de ensaios clínicos para eventual profilaxia da Covid, além de estudos experimentais para análise do uso do remédio em outros vírus, como dengue e chikungunya.

Fonte: Blog Robson Pires.

Edital de Economia Criativa destina R$ 1 milhão para projetos culturais no RN; veja como concorrer

Edital de Economia Criativa destina R$ 1 milhão para projetos 
culturais no RN — Foto: Moraes Neto

05 de MAIO 2022 - Estão abertas as inscrições para o Edital de Economia Criativa 2022 do Sebrae RN. Serão investidos R$ 1 milhão para apoiar a execução de projetos culturais e de artesanato inéditos ainda este ano. As inscrições vão até o dia 3 de junho, e podem ser feitas exclusivamente pela internet.

A novidade desta oitava edição é o número de categorias que foi ampliado de sete para dez.

Serão selecionados até 100 projetos culturais que podem ser inscritos nas seguintes categorias:

. Artesanato,

. Artes Cênicas,

. Artes Visuais,

. Audiovisual,

. Bandas Filarmônicas,

. Dança, Literatura,

. Música,

. Patrimônio Material,

. Patrimônio Imaterial.

Cada uma das 100 iniciativas selecionadas no edital, que podem ser produtos, serviços ou eventos presenciais, online ou híbridos, vai receber um montante de até R$ 10 mil. De acordo com o Sebrae, esse recurso deverá ser utilizado para quitar os custos da execução do projeto selecionado.

O objetivo do Edital de Economia Criativa do Sebrae 2022 é democratizar o acesso a serviços com ênfase no empreendedorismo e na promoção de bens tangíveis e intangíveis, resultantes de uma atividade criativa com valor econômico reconhecido, fomentando a indústria da economia criativa no Rio Grande do Norte.

Quem pode participar?

Podem participar da chamada pública pessoas jurídicas formalizadas no estado nas categorias de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). A empresa também deverá portar o código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) compatível com as atividades da economia criativa em alguma modalidade dos segmentos de produção cultural para o projeto proposto.

No caso da categoria artesanato, os artesãos terão de estar vinculados ao Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), com a carteira vigente emitida pelo programa. Os projetos devem ser implementados até o dia 30 de novembro deste ano.

“Os negócios culturais movimentam recursos, geram empregos e possibilitam o descobrimento de novos talentos no Rio Grande do Norte. Em todo o mundo, a economia criativa só cresce e milhares de micro e pequenas empresas estão inseridas dentro dessa cadeia produtiva, criando conteúdos críticos, reflexivos e que emocionam. Com esse edital, somamos 3,7 milhões aplicados em favor da cultura potiguar”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae, Itamar Manso Maciel.

Por g1 RN

Confira a previsão do tempo no RN para o fim de semana, 7 e 8 de maio

Previsão é de chuva em todas as regiões do estado no fim de 
semana — Foto: Elisa Elsie

05 de MAIO 2022 - As chuvas que caem em vários municípios do Rio Grande do Norte na manhã desta quinta-feira (5) deverão continuar no final de semana. Segundo a Emparn, a previsão do tempo é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva em diversas regiões.

Previsão dia a dia

Sexta-feira (6) - Céu nublado com chuvas em todas as regiões.

Sábado (7) - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

Domingo (8) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuvas no Alto Oeste e Mossoró.

De acordo com a Emparn, as temperaturas deverão variar entre 24°C durante as madrugadas e poderão chegar aos 34°C durante as tardes. Já no interior do estado, a variação prevista é entre 22°C e 34°C.

O chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot explica que as condições seguem favoráveis para a ocorrência de chuvas no estado, tanto no interior quanto na região do litoral. “A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue atuando no RN trazendo condições favoráveis para ocorrência de chuvas”, comentou o meteorologista.

Por g1 RN