5 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física.


5 de ABRIL de 2013 - O Dia Mundial da Atividade Física. Mas esse assunto não deve interessar somente aos jovens. Fazer exercícios traz benefícios em qualquer idade, melhorando muito a qualidade de vida. Não basta viver muito, o importante é viver bem, com saúde, disposição e alegria.

Com o aumento da expectativa de vida, cresce a busca pelo envelhecimento saudável. Uma velhice tranquila é o resultado da prática de exercícios físicos aliada a uma alimentação equilibrada, lazer e um bom relacionamento familiar.

Os exercícios físicos ajudam o idoso a executar melhor suas atividades de vida diárias a partir do aumento da força muscular, do equilíbrio, da flexibilidade, da resistência aeróbica e da melhora da composição corporal.

Todos os indivíduos com idade avançada devem praticar alguma modalidade de exercício físico. A escolha deve estar aliada ao prazer da prática e à adaptação da sua condição física.

O exercício físico não melhora apenas os aspectos físicos do idoso. A prática regular de alguma modalidade de exercício pode ajudar no autoconhecimento, na melhora da autoestima, do humor e no aumento do relaxamento. Tudo isso ocorre devido à sensação de prazer e de bem-estar causada pela liberação de endorfina pelo organismo durante os exercícios. Essa condição ajuda a diminuir e prevenir a depressão.

Outros benefícios são a prevenção de doenças como diabetes, enfermidades cardíacas, hipertensão, arteriosclerose, varizes, enfermidades respiratórias, artrose, distúrbios mentais, artrite e dor crônica.

O envolvimento do idoso com outros indivíduos da mesma idade durante a prática de exercícios físicos em grupo favorece a socialização, prevenindo-o do isolamento e, consequentemente, do possível surgimento da depressão.

A prática de exercícios também ajuda na manutenção e na melhora da memória, visto que pela repetição e pela dificuldade na realização dos movimentos exigidos, trabalha-se a atenção, a concentração, o raciocínio e o aprendizado motor.

Com o organismo mais fortalecido através dos exercícios físicos e com o aumento do contato social promovido pelas atividades em grupo, o idoso adoece menos fisicamente e psicologicamente, melhorando sua qualidade de vida e recuperando sua autoconfiança.
É fundamental que a atividade física seja supervisionada por profissionais qualificados e que o idoso tenha acompanhamento médico regular.
E para aqueles que desejam ter saúde o conselho é o mesmo: bons hábitos alimentares e atividades físicas regulares. Por isso aproveite o dia da Atividade Física e diga não ao sedentarismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário