Mestre Manuel Eudócio morre aos 85 anos em Caruaru, no Agreste de PE


Mestre Manuel Eudócio estava internado com suspeita de chikungunya (Foto: Alessandra Costa/ G1)


14 de FEVEREIRO de 2016 - O mestre Manuel Eudócio Rodrigues, de 85 anos, morreu no sábado (13) no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a neta do artesão, Ana Karine Rodrigues, "ele já vinha com o quadro de saúde difícil por conta da diabetes e de problemas nos rins". Ao G1, a pedagoga disse que ele estava internado desde quarta-feira (10) com suspeita de febre chikungunya.


O velório é realizado na Igreja Congregação Vale da Benção, que era frequentada pelo artesão, no Bairro Alto do Moura. O sepultamento está marcado para 16h (horário local), no Parque dos Arcos. A família informou que o velório e o enterro estarão abertos para os admiradores da arte de Manuel Eudócio que quiserem prestar uma última homenagem.

Manuel Eudócio foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Ele nasceu em Caruaru em 28 de janeiro de 1931 e tinha mais de 70 anos de carreira. Iniciou os primeiros passos na arte de modelar o barro aos 8 anos de idade, com ajuda da avó, e o tempo não permitiu que perdesse o tato e o manejo para a execução do ofício. Foi um dos homenageados na edição 2015 do São João de Caruaru.Para o presidente da Associação dos Artesãos em barro e Moradores do Alto do Moura, Aldir José, Eudócio "era um dos artesãos-chefe da comunidade. Mais um patriarca da cultura que nós perdemos. Felizmente, ele deixou um legado de grande preciosidade no Alto do Moura". Ele disse que o mestre conseguiu "inovar no barro e no colorido, sempre mostrando o que há de melhor nos folguedos, nas manifestações religiosas e nas peças que mostravam a beleza do reisado".


Do G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário