Conheça as melhores maneiras de se livrar de pernilongos dentro de casa.




16 de JANEIRO de 2013 -  Quem mora perto de rios e córregos já está acostumado a sofrer com a infestação de pernilongos durante o verão. Em São Paulo, o mosquito não transmite nenhuma doença, mas a picada e o zumbido de suas asas já tiraram o sono de muita gente. Deixe a chinelada de lado e conheça os melhores métodos para se livrar do inseto dentro de casa.

Qual a melhor maneira de se livrar dos pernilongos?

 

"Primeiro, é importante ter em mente que o uso de repelentes químicos deve ser feito apenas em emergências. Os insetos desenvolvem resistência rapidamente, logo quanto mais se usa este método mais resistente o pernilongo pode ficar, reduzindo o efeito do spray ", afirma Eunice Santos Martini  Parodi, médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.
"Além disso, estes produtos tem como princípio ativo o piretroide, que apesar de não ter muita toxicidade pode provocar alergias e reações desagradáveis. Então seu uso deve ser minimizado."
De acordo com Eunice, o método mais eficiente de se livrar da presença dos pernilongos dentro de uma residência já é antigo: basta selar portas e janelas. O uso de telas também é recomendado para casos extremos.
"O mosquiteiro, aquele véu que se coloca sobre a cama, também é uma solução eficaz, já que impede que o pernilongo se aproxime da pessoa que está dormindo", diz.
Óleos e essências à base de citronela também são uma boa solução. "É um repelente natural, então usar vela de citronela ou pulverizar o ambiente com a essência funciona bem."
O ventilador e o ar-condicionado, além de combaterem o calor, também ajudam a proteger de picadas. "As baixas temperaturas de um ambiente com ar-condicionado não agradam o pernilongo, que gosta de calor e umidade. E o ventilador desestabiliza o voo do mosquito, impedindo que ele se aproxime."


Prevenção

Segundo Eunice, a melhor solução é prevenir. O pernilongo se reproduz em água parada. Fossas e caixas de água devem ser tampadas. Calhas e vasos precisam estar ser mantidos secos, sem água acumulada. "Ralos entupidos também podem servir de criadouro para o mosquito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário