Fortes chuvas elevam níveis dos reservatórios.


Relatório do ONS mostra subida de 28,57% para 29,83% nas represas do SE e CO.

15 de JANEIRO de 2013 -  As chuvas que caem na região Sudeste desde o último domingo melhoraram a situação dos reservatórios d'água no País.
A subida de 28,57% para 29,83% nas represas do Sudeste e Centro-Oeste é a segunda registrada em 2013. No dia 1º de janeiro, os reservatórios estavam operando com 28,9% de sua capacidade. Desde então, o nível de represamento de água no sistema Sudeste/Centro-Oeste caiu de maneira constante, até atingir os 28,3% registrados na última quarta-feira (9).
A informação está nos boletins diários a respeito da situação das represas que o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) elabora para monitorar a situação dos principais reservatórios do País De acordo com o ONS, todas as térmicas estão funcionando com carga máxima para garantir o abastecimento de energia do País. Vale lembrar que essa energia é mais cara que a gerada nas hidrelétricas, e o custo é repassado invariavelmente ao consumidor.


Agora, pelo menos 60 usinas termelétricas estão despachando energia, por meio do SIN, de todos os tipos de fontes: eólica, a carvão, a óleo diesel e combustível, nuclear e a gás natural. O nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste e do Norte vêm subindo desde a última sexta-feira (11), após ter atingido o seu pior nível na última quarta.
A marca do fim de semana supera os 28,55% de junho de 2001, quando o Brasil começou a enfrentar um racionamento de energia. O uso limitado de luz durou até fevereiro de 2002 e atingiu as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e parte do Norte.
Na região Norte, os reservatórios estavam com 42,04% de sua capacidade. No Sul, a maior alta. As represas da regiçao saltaram de 46,6% para 49,0% da capacidade máxima.


Já o Nordeste continua em queda. Na semana passada, o nível dos reservatórios da região já havia recuado 0,3 ponto percentual para 29,6%, e voltou a cair no último domingo, chegando em 29,3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário